Plenário

Líder comunitário da Vila dos Herdeiros dará nome a rua da região

Vereador Moisés Barboza
Vereador Moisés Barboza (PSDB) é o proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do legislativo nº 024/18, de autoria do vereador Moisés Barboza (PSDB), que denomina Rua Luiz Carlos Fernandes Santos o logradouro não cadastrado conhecido como Rua Três Mil, Setecentos e Sessenta e Quatro, localizado no Bairro Agronomia, zona leste da Capital.

Nascido em 4 de fevereiro de 1947 e falecido em 20 de março de 2017, Luiz Carlos Fernandes Santos era pedreiro aposentado. Morador há aproximadamente 45 anos da comunidade Vila dos Herdeiros, Bairro Agronomia, “seu Luizão”, como era chamado, era uma pessoa muito ativa na comunidade.

O vereador afirmou em seu projeto que “Luiz Carlos fazia parte da diretoria da Associação de Moradores da Vila dos Herdeiros e sempre buscava melhorias na urbanização da Vila. As primeiras lutas vieram entre as décadas de 1980 e 1990, pelo asfalto na Rua João Antônio Lopes e na Rua Antônio José Santana, que conquistou com sucesso”.

Moisés Barboza conclui dizendo que “após essa década, ‘seu Luizão’ começou a buscar outras benfeitorias para a comunidade". Em 2002, conquistou o sonhado posto de saúde, que hoje se chama Estratégia Saúde da Família (ESF) Herdeiros. Foi inaugurado em 17 de junho de 2002 e, após um ano dessa conquista, outro sonho se realizou na comunidade. Em junho de 2003, foi inaugurada a creche e Escola de Educação Infantil Planeta Mágico, que hoje atende 110 crianças. Moisés Barboza justifica seu projeto dizendo que essa é uma vontade dos moradores da Vila dos Herdeiros, já que Luiz Carlos fez parte das conquistas mais importantes da região.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)