Plenário

Lideranças / Comunicações

Nos períodos destinados às Lideranças e Comunicações desta segunda-feira (28/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:

GOVERNO I – Margatere Moraes (PT) comentou fatos que, segundo ela, estão marcando o Governo Yeda. "Na semana que passou, o delegado Tubino, em depoimento na CPI do Detran, fez graves acusações à governadora informando que a compra da atual residência teria sido realizada com sobra de dinheiro da campanha". Segundo a vereadora o delegado disse que a intermediação da compra foi realizada por Lair Ferst. "Outro fato que também envolve Lair é a saída do secretário Ariosto Culau, que teria se encontrado, de acordo com os jornais, com Lair num shoping da Capital". (RT)

GOVERNO II – João Antonio Dib (PP) disse que afirmações contra a governadora Yeda deveriam ter mais responsabilidades. "O delegado Tubino fez acusações contra a governadora, mas não apresentou provas". Para Dib a governadora Yeda deve ter recursos para a compra da residência, pois é professora, ex-deputada e ex-ministra. "Quanto ao encontro do ex-secretário Culau e Lair Ferst, não vejo problemas, pois são amigos". O vereador lembrou que na CPI do Mensalão, em Brasília, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) também se encontrou com um depoente: "E foi absolvido". (RT)

VAGAS – Sofia Cavedon (PT) lamentou que pelo menos 600 crianças da Capital estejam sem saber onde estudar em 2008. Segundo a vereadora, o número consta em diagnóstico apresentado à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Cece) por 30 conselheiros tutelares na semana passada. “Estamos no final de abril e ainda não há respostas concretas que garantam vagas para esses alunos”, disse. Sofia afirmou que o problema deve-se às políticas para a educação dos governos estadual e municipal. (CB)

VIDA – Dr. Goulart (PTB) elogiou o trabalho do Centro Vita, entidade instalada na Lomba do Pinheiro que atende dependentes de drogas e deficientes mentais. O vereador contou que ficou emocionado com o tratamento e a dedicação dispensados às pessoas no local. Goulart lembrou que o Centro Vita é coordenado pelo coronel Sérgio Silva de Souza e conta com apoio da vereadora Maria Luiza (PTB), entre outros voluntários. “Que tenhamos várias ilhas de compaixão, carinho e amor como essa”, declarou. (CB)

CONFERÊNCIA – Sofia Cavedon (PT) informou que, de 14 a 18 de abril, representou a Câmara na Conferência de Educação Básica, que reuniu 600 delegados. Conforme a vereadora, foram debatidos temas importantes como os rumos das propostas pedagógicas e o financiamento para a educação. Sofia disse que  o encontro ratificou a posição em defesa da escola pública qualificada e democrática e debateu problemas que afetam o ensino. (CB)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)