Lideranças / Comunicações
Nos períodos destinados às Lideranças e Comunicações desta segunda-feira (28/4), os vereadores trataram dos seguintes temas:
GOVERNO I Margatere Moraes (PT) comentou fatos que, segundo ela, estão marcando o Governo Yeda. "Na semana que passou, o delegado Tubino, em depoimento na CPI do Detran, fez graves acusações à governadora informando que a compra da atual residência teria sido realizada com sobra de dinheiro da campanha". Segundo a vereadora o delegado disse que a intermediação da compra foi realizada por Lair Ferst. "Outro fato que também envolve Lair é a saída do secretário Ariosto Culau, que teria se encontrado, de acordo com os jornais, com Lair num shoping da Capital". (RT)
GOVERNO II João Antonio Dib (PP) disse que afirmações contra a governadora Yeda deveriam ter mais responsabilidades. "O delegado Tubino fez acusações contra a governadora, mas não apresentou provas". Para Dib a governadora Yeda deve ter recursos para a compra da residência, pois é professora, ex-deputada e ex-ministra. "Quanto ao encontro do ex-secretário Culau e Lair Ferst, não vejo problemas, pois são amigos". O vereador lembrou que na CPI do Mensalão, em Brasília, o deputado Paulo Pimenta (PT/RS) também se encontrou com um depoente: "E foi absolvido". (RT)
VAGAS Sofia Cavedon (PT) lamentou que pelo menos 600 crianças da Capital estejam sem saber onde estudar em 2008. Segundo a vereadora, o número consta em diagnóstico apresentado à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Cece) por 30 conselheiros tutelares na semana passada. Estamos no final de abril e ainda não há respostas concretas que garantam vagas para esses alunos, disse. Sofia afirmou que o problema deve-se às políticas para a educação dos governos estadual e municipal. (CB)
VIDA Dr. Goulart (PTB) elogiou o trabalho do Centro Vita, entidade instalada na Lomba do Pinheiro que atende dependentes de drogas e deficientes mentais. O vereador contou que ficou emocionado com o tratamento e a dedicação dispensados às pessoas no local. Goulart lembrou que o Centro Vita é coordenado pelo coronel Sérgio Silva de Souza e conta com apoio da vereadora Maria Luiza (PTB), entre outros voluntários. Que tenhamos várias ilhas de compaixão, carinho e amor como essa, declarou. (CB)
CONFERÊNCIA Sofia Cavedon (PT) informou que, de 14 a 18 de abril, representou a Câmara na Conferência de Educação Básica, que reuniu 600 delegados. Conforme a vereadora, foram debatidos temas importantes como os rumos das propostas pedagógicas e o financiamento para a educação. Sofia disse que o encontro ratificou a posição em defesa da escola pública qualificada e democrática e debateu problemas que afetam o ensino. (CB)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)