Plenário

Lideranças / Grande Expediente

Nos períodos  de Lideranças  e de Grande Expediente da sessão plenária de hoje (24/2) da Câmara Municipal de Porto Alegre os vrereadores trataram dos seguintes assuntos:

FUGAST - Dr. Thiago Duarte (PDT) alertou para o colapso no atendimento do Hospital Presidente Vargas caso a decisão judicial que determinou a saída de funcionários da Fugast do HPV seja mantida. Segundo ele, se até o dia 10 de março não for encontrada uma solução, cerca de 400 funcionários deixarão de trabalhar no hospital. "Setores como UTI Neonatal e de cirurgia oncológica estão ameaçados. Isso vai gerar o colapso no atendimento." Dr. Thiago apoiou PEC em tramitação na Assembléia Legislativa que busca garantir a permanência dos funcionários no HPV. (MAM)

CONSELHO - Nelcir Tessaro (PTB) também falou sobre o tema do Conselho Tutelar, debatido em plenário hoje. “Considero uma das eleições mais importantes, pois eu acho que os conselheiros deveriam na verdade representar os pais em determinadas ocasiões”, considerou o vereador. Criticou pais que usam as crianças para chantagear as pessoas pedindo dinheiro. “Outro dia havia um aqui na Casa e, quando ameaçamos que iríamos chamar o Conselho Tutelar, ele foi embora”, exemplificou Tessaro. Defendeu ainda melhores condições de trabalho para os conselheiros. (RA)

CPI - Mauro Pinheiro (PT) defendeu a CPI do ProJovem, instalada na Casa para apurar denúncias de irregularidades na Secretaria Municipal da Juventude (SMJ). Falou sobre o empresário Douglas Burckardt, que depôs hoje pela manhã. “Ele falou coisas importantes, inclusive disse que vem sendo ameaçado de morte”, falou o vereador. Disse que Burckardt se mostrou surpreso por não ter sido chamado ainda pelo Ministério Público e Polícia Federal, que investigam as denúncias. “Ele levantou vários fatos importantes hoje aqui e é estranho que não tenha sido chamado”. (RA)

ZOO - Idenir Cecchim (PMDB) elogiou a atitude da prefeitura, que mandou fechar o mini-zoo instalado na Redenção. “Fiz esta sugestão na semana passada e fiquei feliz em saber que acataram minha solicitação”. Elogiou a primeira dama do município, Regina Becker, que fez parte da decisão. “Ela se preocupa com o bem-estar dos animais”, considerou o vereador. Cecchim informou que o Ibama ficará encarregado da remoção e instalação dos animais e que a prefeitura arcará com as despesas de alimentação por um ano. (RA)

PARABENIZOU – Nilo Santos, pela liderança do PTB, parabenizou Mauro Pinheiro (PT) pelo relato. Disse ser necessário esclarecer a população sobre a medida tomada pelo prefeito José Fortunati, que exonerou Alexandre Rambo, que acabou sendo nomeado para cargo no governo federal pela presidente Dilma Roussef. "Hoje ele (Rambo) está tomando posse no governo Dilma”. Segundo Santos, "essas incoerências" são difíceis de se explicadas. Para o vereador, Rambo precisa ser afastado do governo liderado pelo PT. “O homem está sendo acusado aqui pela bancada do PT e está sendo presenteado pelo mesmo partido”. (FCC)

2014 – Airto Ferronato (PSB) confirmou a instalação da Comissão Especial que tratará das questões da Copa do Mundo no Município para o dia 2 de março, às 10h. Já nesta primeira reunião, o secretário da Copa, João Bosco Vaz, deverá estar presente. Ferronato confirmou que está enviando convites para as autoridades. Destacou que as comissões especiais têm espaço definido pelo Regimento Interno em termos de duração. Devem ser encerradas em 60 dias. A Comissão Especial da Copa, assinalou Ferronato, irá funcionar até o final da Copa tratando dos investimentos financeiros, buscando um legado positivo para a cidade. (FCC)

PROTEGE – Fernanda Melchionna (PSOL) criticou aqueles que tratam a CPI da Secretaria da Juventude como uma questão pessoal. Segundo ela, sua bancada está tranqüila quanto às investigações, seja qual for a esfera. Conforme Fernanda, o PSOL defendeu a CPI da Petrobras e, neste caso, seu partido conduziu o debate no âmbito do Congresso Nacional. “Chamou atenção as ameaças que esse senhor recebeu”, disse a vereadora. Para ela, foi fundamental a inclusão do depoente no programa Protege, a partir de iniciativa da Câmara Municipal. “Até hoje o senhor Douglas não havia sido ouvido pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.” (FCC)

DEFESA – Luciano Marcantonio (PDT) disse que a atuação dos vereadores na CPI da Juventude é austera e ponderada. Lembrou que o PDT quer a CPI porque os acusados têm plena certeza de sua inocência. “Quanto ao Alexandre Rambo, esse senhor merece todo o nosso respeito.” Em sua opinião, Rambo é um grande quadro do PDT, “que ganhou um cargo estratégico no governo Dilma”. Quanto a Juliana Brizola, frisou, "carrega um nome que orgulha todos os brasileiros”. (FCC)

ANAC – Mário Fraga (PDT) informou que sua bancada emitiu nota de repúdio contra os fatos ocorridos no escritório da Agência Nacional de Aviação Comercial (Anac) no Rio Grande do Sul. O vereador referiu-se à intenção da Anac de reduzir funcionários. De acordo com  Mário Fraga,  a decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. O vereador disse que o Aeroclube de Belém Novo sofrerá com o corte de pessoal da Anac, pois depende do órgão para a emissão de brevês, carteira de aviador, etc. Entre outros assuntos, Fraga ainda mencionou o debate sobre Conselhos Tutelares promovido na Câmara. Ele fez um apelo para que todos os eleitores votem nas eleições para conselheiros, que será realizada em 27 de março. Também elogiou o trabalho de diversos órgãos do Executivo na cidade. (CB)

SAÚDE – Em Grande Expediente, Dr. Thiago Duarte (PDT) conclamou todos os colegas vereadores que conversem  os deputados estaduais de seus partidos para tentar resolver a situação dos funcionários da Fugast. O vereador disse que um projeto de emenda à Constituição Estadual salvaguarda esses servidores, que trabalham no hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. Dr. Thiago sugeriu que os vereadores também ouçam os servidores da Fugast. (CB)

RESTINGA - Reginaldo Pujol (DEM) festejou o início das obras do prometido Hospital da Restinga. Pujol afirmou que a comunidade do extremo sul da cidade espera há muito tempo pelo hospital. Lembrou que esteve no lançamento da pedra fundamental do hospital e confessou que era cético em relação à execução da obra. Agora,, porém, passa a acreditar em sua realização. (CB)

Marco Aurelio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)