Plenário

Lideranças partidárias destacam trabalho do Comui

Nos discursos de Lideranças na sessão plenária de hoje (16/10), os vereadores homenagearam o Conselho Municipal do Idoso, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre:

IDOSO - Airto Ferronato (PSB) lembrou de suas contribuições em benefício dos idosos. "A isenção de IPTU para idosos de baixa renda começou em Porto Alegre, com projeto de minha autoria. Hoje, beneficia milhões de idosos em todo o país." Conforme Ferronato, o Fundo Municipal do Idoso também foi criado a partir de proposta dele. "E hoje todo mundo copia esta proposta. Foi uma das maiores contribuições que esta Câmara poderia ter dado ao Brasil." Ferronato lamentou apenas que nunca tenha ouvido nenhuma autoridade ou representante da Prefeitura falar da origem destes projetos que apresentou. (MAM)

IDOSO II - Lourdes Sprengler (PMDB) ressaltou as atribuições do Poder Público para garantir a qualidade de vida das pessoas idosas. Disse estar preocupada com as condições de algumas casas geriátricas. “Idoso deve estar cercado de todos os cuidados. Orçamento de 2015 será de R$ 14 milhões, valor significativo para promover políticas públicas que possam solucionar problemas”, afirmou a vereadora. (MM)

IDOSO III - Sofia Cavedon (PT) afirmou que a mobilidade com segurança é a grande demanda na cidade. “Temos uma cultura na qual os idosos circulam pela Capital, vão aos parques, festas, bailes. Sabemos o quanto isso é importante para a qualidade de vida dos idosos. Por isso é preciso ter atenção nas calçadas e nos ônibus para garantir a acessibilidade das pessoas idosas”, salientou a parlamentar. (MM)

IDOSO IV - Waldir Canal (PRB) lembrou que Porto Alegre tem 211 mil idosos. Falou, ainda, sobre o fundo que garante verbas para políticas públicas voltadas às pessoas idosas. O vereador também apontou as dificuldades da manutenção de idosos carentes em clínicas. Encerrou pedindo respeito ao idoso. “Precisamos mudar essa cultura de desrespeito aos mais velhos.” (MM)

IDOSO V - Bernardino Vendruscolo (PROS) contou que ouviu numa rádio a manifestação de um cadeirante reclamando que, desde julho do ano passado, o elevador não estava funcionando no Viaduto José Eduardo Utzig, na avenida Benjamin Constant. “Ele reclamou para a EPTC, que explicou que existe uma ação na Justiça que discute a culpa em um acidente de trânsito. Enquanto isso, ninguém pode usar o elevador. Nem idosos, nem cadeirantes”. (MM)

FÓRUM - Sofia Cavedon (PT) fez um relato da viagem realizada por ela para participar da quinta plenária nacional do movimento pelo plebiscito e pela constituinte da reforma política no Brasil. O fórum contestou o engavetamento, feito pelo ministro Gilmar Mendes do STF, da ação da OAB solicitando a proibição de contribuição de campanha por empresas. “Sete milhões de brasileiros votaram a favor da reforma política e consequentemente pela realização de um plebiscito”, acentuou Sofia. Para encerrar, relatou encontro com a presidenta Dilma Rousseff no qual ela teria afirmado ser favorável ao plebiscito e ao fim das coligações partidárias. (FD)

MOÇÃO - Referindo-se à libertação de um estuprador que foi preso enquanto cometia um ato de violência, estuprando uma jovem nas proximidades do Tribunal de Justiça em Porto Alegre, Séfora Mota (PRB) disse que o juiz Paulo Augusto Oliveira Irion "prestou desserviço a toda a sociedade, uma falta de respeito com as mulheres”. A liberdade desse estuprador, disse a vereadora, “é uma espécie de permissão para que todo o homem tenha o direito de cometer estupro”. Ela informou ter protocolado uma moção de repúdio ao juiz, que, segundo ela, “colocou na rua um elemento credenciado a cometer qualquer tipo de violência contra a mulher”. (FD)

Textos: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
   Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
           Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)