FRENTE PARLAMENTAR

ll Reunião da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio é realizada pela vereadora Tanise Sabino

II Reunião da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação é realizada pela Vereadora Tanise Sabino
II Reunião da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação é realizada pela Vereadora Tanise Sabino

Nesta quinta-feira, 19 de agosto, o Gabinete da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino realizou a II Reunião de Planejamento da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, a qual é também Presidente. Durante o encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, foram apresentadas as ações que serão promovidas para o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. 

Além da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, estiveram presentes no encontro a Psicóloga Clínica e Diretora do Instituto de Desenvolvimento Global (IDG), Zeila Bedin, o Médico Psiquiatra Dr. Rogério Cardoso, representando o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - SIMERS, o Psicólogo Nivo Roque Gonçalves e a Psicóloga Vivian Garcia. Durante a reunião, além da apresentação das atividades em alusão ao Setembro Amarelo, os presentes contaram suas trajetórias e representatividade dentro do âmbito da saúde mental. 

Em sua fala, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino informou as ações já planejadas para o “Setembro Amarelo”, ressaltando que esteve reunida com o Prefeito da cidade para verificar a viabilidade da Prefeitura de Porto Alegre estar engajada nessa campanha, iluminando o Paço Municipal na cor amarela, bem como outros prédios públicos, e a possibilidade de colocar um balão do Centro de Valorização da Vida - CVV, na Orla do Gasômetro. A Presidente da Frente Parlamentar, também propôs uma ação em parceria com o Sport Club Internacional e o Grêmio, para que os clubes iluminem seus estádios.

O Psiquiatra Dr. Rogério Cardoso, durante o encontro, informou algumas ações que o SIMERS vem realizando na área da saúde mental. Uma destas ações é o levantamento junto ao Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, com o objetivo de avaliar este serviço bem como apurar o quantitativo de médicos psiquiatras existentes nos postos de atendimento e as principais dificuldades enfrentadas. Além disso, o Psiquiatra citou que “o Sindicato está engajado em campanhas públicas para a valorização do Hospital São Pedro, trazendo a ativa algumas alas que fecharam durante a pandemia”.

 A Psicóloga Zeila Bedin ressaltou, em suas palavras, que “nesse momento de pandemia, não podemos ficar indiferentes, precisamos cuidar da saúde mental, focar nos profissionais e na sua preparação para o atendimento das demandas”. Zeila ainda destacou que neste ano completa 50 anos de profissão e sempre trabalhou a favor da saúde mental e qualidade de vida, e pela primeira vez se sente representada na Câmara de Vereadores pela Vereadora Psicóloga Tanise Sabino. 

O Psicólogo Nivo Roque Gonçalves também se mostrou-se preocupado com as ações em favor da saúde mental e indicou algumas atividades que podem ser realizadas, posteriormente, em combate ao suicídio. “Precisamos qualificar nossos profissionais da área da saúde, principalmente durante a pandemia e nesse mês em combate ao suicídio, trazendo lives alusivas ao tema”, citou.

Confira o cronograma de ações propostas para o Setembro Amarelo, realizadas com intuito de alertar a sociedade sobre as questões do suicídio e para enaltecer a valorização pela vida:

> 01 de setembro - das 8h às 9h: Entrega de folders e Boton  na entrada da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para as funcionários;

> 05 de setembro: Caminhada “Juntos pela Vida” no Brique da Redenção  

9h - Ponto de encontro: Monumento Expedicionário

10h - Saída do Parque Farroupilha (Brique da Redenção) 

> 14 de setembro - 10h: Reunião da Comissão da Saúde e Meio Ambiente

Pauta: Fatores de risco e proteção do suicidio. Ações do Setembro Amarelo 

> 16 de setembro - 14h: Panfletagem de conscientização e valorização à  vida no Trensurb no centro de POA.