Plenário

Luiz Barichello é Cidadão de Porto Alegre

Vereador Engenheiro Comassetto (e) entregou diploma ao homenageado Foto: Ederson Nunes
Vereador Engenheiro Comassetto (e) entregou diploma ao homenageado Foto: Ederson Nunes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal entregou, na tarde desta sexta-feira (18/3), o Tíitulo de Cidadão de Porto Alegre ao empresário Luiz Alberto Barichello, proposto pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT). A sessão, presidida pelo vereador Paulo Brum (PTB), reuniu empresários do setor vinícola do Estado, segmento ao qual Barichello faz parte, produzindo vinhos e espumantes.

Segundo Comassetto, os descendentes do homenageado, oriundos do Vale Vêneto, na Itália, chegaram ao Brasil em 1885 e fundaram a cidade de Garibaldi. O vereador destacou que Barichello sempre viveu no "mundo do vinho”, ambiente onde cresceu e aprendeu com seu pai e com seu avô a cultivar a paixão pelos vinhedos, formando, assim, uma memória “olfativa e sentimental”, passando a produzir suas próprias marcas. 

Mas foi na Itália e na França que Barichello conheceu os mais importantes produtores, entre eles Giuseppe Quintarelli, com quem se associou e passou a montar seu próprio negócio. Formaram a sociedade Barichello & Fedrigo SRL, especializada na produção dos vinhos L’Arco, em Valpolicella na Itália. No Rio Grande do Sul, instalou o vinhedo da Villa Bari, localizado na Zona Sul de Porto Alegre, de clima ideal para a produção de uvas cabernet sauvignon, franc, merlot e tannat. Comassetto concluiu revelando que Barrichello se prepara para iniciar o plantio de oliveiras para a produção de azeite. 

O vereador João Carlos Nedel (PP) reconheceu que o homenageado “investiu com inovação”, trazendo mudas e cepas da Itália para elevar o nível da produção e convidou Barichello para fazer parte da rota de turismo da Capital. Idenir Cecchim (PMDB) lembrou que, quando foi secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, conseguiu o alvará de funcionamento para que a indústria pudesse atuar na Capital.

Empreendedor

Ao agradecer a distinção, Luiz Alberto Barichello recordou a sua relação com Porto Alegre. Embora nascido em Garibaldi, na Serra, foi na Capital que recebeu as melhores lições de vida. Trabalhando na antiga TV Difusora e no Grupo RBS, aprendeu com os padres capuchinhos e com Maurício Sirotsky as lições do empreendedorismo e de projetos para o futuro. Disse que chegou às colinas da Vila Nova, “que lembra a região serrana e da Itália”, para instalar seu sonho de produzir vinhos artesanais. Lá encontrou um clima perfeito para desenvolver suas atividades. Finalizou afirmando que é muito grato à acolhida que recebeu na Capital para ele e sua família.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof.6481)