Plenário

Proposto o título de Cidadão a Luiz Alberto Barichello

Engenheiro Comassetto Foto: Elson Sempé Pedroso
Engenheiro Comassetto Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
O projeto de lei de autoria do vereador Engenheiro Comassetto (PT) que concede o título Cidadão de Porto Alegre a Luiz Alberto Barichello está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre. Nascido em Garibaldi, Barichello é produtor de vinhos desde 2001. 

Conforme Comassetto, Barichello cresceu envolvido no ambiente da vinicultura e aprendeu, com seu pai e com seu avô, a cultivar a paixão pelos vinhedos e pelo vinho, formando, assim, uma memória olfativa e sentimental que, agora, tenta reproduzir em seus próprios vinhos. Estudou Administração de Empresas e comandou a área financeira de dois grupos empresariais em Porto Alegre.

Paralelamente à sua atividade profissional, continuou a alimentar o amor pela terra e pelo vinho, com diversas viagens à Itália e à França, onde conheceu os mais importantes produtores de vinho, entre eles Giuseppe Quintarelli, com quem dividiu oportunidades associativas. Em 2001, expandiu sua paixão e sua experiência de produtor de vinhos com o projeto “Villa Bari”, numa área de solos e clima próprios para o cultivo de uvas destinadas à vinificação pelo método de appassimento, aplicado em Valpolicella. "Os vinhos têm aromas de uvas secas, oriundos da maturação prolongada e do afinamento em garrafa por dois anos. A produção é limitada a cinco mil garrafas ao ano.

"Essa é a trajetória desse senhor, oriundo de uma cidade serrana do Rio Grande do Sul, que, por seu esforço e seu talento, se sagrou vitorioso em sua trajetória pessoal, o que deve servir de exemplo aos nossos jovens porto-alegrenses", observa o vereador Comassetto.
 
Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062