Mantido veto parcial a projeto de uso do sinal amarelo à noite
O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre manteve hoje (11/9) veto parcial do Executivo ao projeto de lei que autorizou a utilização do sinal amarelo intermitente em semáforos, no período noturno. A proposta do vereador Márcio Bins Ely (PDT) foi aprovada em julho e sancionada em agosto.
O projeto aprovado pela Câmara previa que o sinal amarelo não poderia ser utilizado nas áreas próximas em até 500 metros de unidades de saúde e escolas. Esse foi o dispositivo vetado pelo Executivo, o que foi aceito pelo Plenário. Assim, não há restrições de local para utilização do sinal amarelo à noite.
Lei do sinal amarelo
A lei estabelece que os semáforos localizados nos pontos que não envolvem riscos de acidentes – assim considerados pelo órgão competente pela regulação do trânsito – poderão permanecer com o sinal luminoso amarelo intermitente à noite. O período de uso do sinal amarelo será preferencialmente entre meia-noite e 5h. A autoridade de trânsito poderá estabelecer outros horários para o início e o término da operação em sistema de alerta, conforme as características de cada local.