Sessão solene

Marcelo Matias recebe título de Cidadão de Porto Alegre

Matias é o atual presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Marcelo Marsillac Matias proposta pela Vereadora Comandante Nádia
    Marcelo Matias destacou a importância da atuação dos profissionais de saúde durante a pandemia (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Marcelo Marsillac Matias proposta pela Vereadora Comandante Nádia
    Marcelo Matias recebe o diploma entregue pela vereadora Comandante Nádia (DEM), proponente da homenagem (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), médico Marcelo Matias, recebeu na tarde desta terça-feira (16/11), em sessão solene, o título de Cidadão de Porto Alegre. Concedido por iniciativa da vice-líder do governo, vereadora Comandante Nádia (DEM), a proposta foi aprovada com o voto de 24 vereadores em 29 de setembro passado e justificada pela relação profissional e de vida do homenageado com a capital dos gaúchos.

De acordo com a vereadora Comandante Nádia, que também presidiu os trabalhos, esse momento só acontece pelo legado que o homenageado construiu com a cidade. “Por certo toda a categoria assina embaixo e se sente valorizada”, destacou. Disse ainda que, por conta da pandemia, os médicos foram solicitados em todos os momentos e “quem escolheu compartilhar a vida e o amor ao próximo como missão deve ser reconhecido”.

De acordo com Nádia, o médico tem tido, ao longo da sua atividade profissional, destacada atuação em favor da defesa da saúde da população. “São verdadeiros heróis que se viraram em quinhentos. A pandemia não terminou, mas graças ao trabalho transparente e ético do Marcelo muitas pessoas ficaram aliviadas”, ressaltou.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Dr. Thiago Duarte considerou a homenagem significativa. Lembrou que Matias foi seu preceptor e, depois, colega de plantão. Falou que a cidade de Porto Alegre, em nome da vereadora Comandante Nádia, "faz uma homenagem a todos os médicos nesse momento de pandemia". Duarte ainda elogiou a disposição de Matias, à frente do Simers, de encarar debates importantes buscando fazer o contraponto à ideologização de pautas que eram técnicas nesse período.

Representando o prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, destacou a liderança “serena, calma e lúcida a quem os médicos seguiram nos momentos mais agudos”. Disse que o Simers sempre se colocou à disposição e foi parceiro do governo em diversos momentos, como no processo de vacinação, “em drives, contribuindo para que o pânico não tomasse conta da população”.

Ao falar na tribuna, Marcelo Matias declarou que a homenagem recebida será marcada como um "momento inesquecível". Ressaltou que tudo o que faz é em nome de terceiros. Destacou ser privilegiado pela condição familiar, que lhe permitiu cursar Medicina, pelos ensinamentos do pai e da mãe e pela parceria com a esposa, Patrícia, da qual resultou a "maior construção", a filha Renata.

Agradeceu a iniciativa da vereadora Comandante Nádia e dos demais vereadores e disse que passa, a partir de agora, a ser ainda mais devedor de retorno à sociedade. "Quanto mais oportunidades a gente tem, mais a gente deve; segue procurando um caminho melhor." Agradeceu também àqueles que lhe deram voz, a sua categoria, "que não parou durante a pandemia; não deixaram de trabalhar e alguns faleceram tentando salvar a vida das outras pessoas".

Recordou da mobilização, com colegas, que culminou na disputa pelo comando do Simers, ressaltando a quebra de paradigma, que trouxe ainda maior responsabilidade e que resultou em uma "semirrevolução", levando a um sindicato mais transparente, com a participação e formação de mais lideranças e de maior inserção na sociedade, "especialmente no interior do Estado, com espaço para a pluralidade e novas ideias".

Para Matias, o momento de crise atual da saúde é o maior dos últimos 100 anos, e desde o início o sindicato esteve presente, com orientações, campanhas de alerta para os riscos e benefícios de medicamentos, procedimentos e vacinas. Saudou colegas, colaboradores do sindicato e pacientes, com quem disse aprender diariamente, e dividiu com eles o título recebido. Ainda reconheceu o valor dos homens públicos que defendem a saúde, independente da sua ideologia e a imprensa livre, que possibilita o debate das pautas da categoria. Do microfone de apartes, manifestaram-se ainda os vereadores Cláudia Araújo (PSD), Ramiro Rosário (PSDB), Felipe Camozzato (Novo), Fernanda Barth (PRTB) e Sâmila Monteiro (Novo).

Trajetória

Marcelo Marsillac Matias nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 6 de março de 1967. Estudou no Colégio Farroupilha e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 1992. É casado com Patrícia Bento Alves Matias e pai de Renata Bento Matias.

Entre os anos de 1993 e 1995, fez sua residência médica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Marcelo Matias atua, desde 1995, como preceptor de ginecologia e obstetrícia no Hospital Municipal Materno Infantil Presidente Vargas.

Já em 2011, ingressou como médico contratado no Hospital Universitário de Canoas e, em 2013, como preceptor na Faculdade de Medicina da Universidade Luterana do Brasil. Desde de 2019, é professor da mesma faculdade, tendo sido homenageado por diversas turmas do curso de Medicina. Sua atuação médica, dentro de sua especialidade de ginecologista-obstetra, tem sido, principalmente, em planejamento familiar, dor pré-crônica e cirurgia minimamente invasiva.

Entre os anos de 2004 e 2015 foi diretor do Simers e, entre 2016 e 2018, conselheiro da entidade. Atualmente é o presidente da gestão iniciada em 2019 e que se encerra neste ano.

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cidadão de Porto AlegremédicoMarcelo MatiasSimers