Artes Plásticas

Márcia de Vargas explora reflexos, distorções e fragmentações

Os vestidos da instalação Foto: Divulgação
Os vestidos da instalação Foto: Divulgação

Flores e Reflexos por Diferentes Olhares é a exposição de Márcia de Vargas iniciada na segunda-feira (12/7) no saguão do Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). A mostra reúne instalação, desenhos e pinturas, explorando reflexos, distorções e fragmentações de imagens sobre três diferentes superfícies.

 Três conjuntos de roupas usadas pela artista na gestação de suas três filhas fazem parte da instalação. São peças repletas de bordados, botões e aplicações colocadas de frente para um espelho, uma chapa de alumínio e um painel revestido com papel-alumínio amassado. A imagem que aparece nítida no espelho surge nebulosa na chapa de alumínio e torna-se fragmentada no papel metalizado.

O trabalho em exibição na Câmara foi desenvolvido por Márcia para o curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), tendo recebido conceito A. Atualmente, a artista cursa Museologia na Universidade Federal do RS (Ufrgs).

 Nascida em Porto Alegre, em 1966, Márcia trabalha em seu atelier e no Museu Comunitário Lomba do Pinheiro. Em 2010, participou da coletiva Desaprendimentos da Arte, na Galeria de Artes Loide Schwambach, de Montenegro.
  
A exposição pode ser visitada até 23 de julho, de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e das 9 às 15 horas às sextas-feiras, com entrada franca. Informações no Memorial da Câmara: (51) 3220-4392 ou com Márcia, telefone (51) 9858-0570, e-mail jovv@uol.com.br

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Exposição de Márcia de Vargas explora reflexos no cotidiano