Sessão Especial

Mauro Pinheiro propõe integração para resolver problemas metropolitanos

Novo presidente pretende descentralizar ações da Câmara da Capital Foto: Ederson Nunes
Novo presidente pretende descentralizar ações da Câmara da Capital Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Ao assumir a Presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (5/1), o vereador Mauro Pinheiro (PT) apresentou suas principais metas de atuação no cargo. A principal delas é a constituição de um Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre, que deverá ser um fórum, composto pelas Câmaras Municipais da Região Metropolitana, para proporcionar a cooperação e buscar a resolução de problemas comuns dos municípios.

Mauro Pinheiro quer que o Parlamento Metropolitano possa propor a unificação de legislações municipais em temáticas urbanas comuns, além de incentivar a modernização dos Poderes Legislativos e proporcionar o intercâmbio de experiências administrativas. “E, fundamentalmente, promover uma série de debates das temáticas mais relevantes e comuns da região, como mobilidade urbana, saneamento básico, destinação do lixo, entre outros temas, com vistas a encontrar soluções integradas para problemas históricos da região da Grande Porto Alegre”, afirmou.

Outra meta é o projeto do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Porto Alegre, com uma importância pedagógica. Em linhas gerais, terá por objetivo proporcionar aos alunos, preferencialmente de escolas públicas municipais, uma experiência única de vivenciar a dinâmica de uma sessão parlamentar, já que os estudantes tomarão posse como vereadores jovens e debaterão temas, encaminhando soluções para problemas. “Nestes tempos de profundo desgaste da atividade política que estamos passando no nosso país, um projeto como este, envolvendo cidadãos em pleno processo de formação, pode se constituir em uma semente de cidadania para um futuro.”

Descentralização

Pinheiro também irá propor um processo de descentralização da Câmara, por meio da realização de audiências públicas em bairros e regiões da Capital. “Nessas audiências, a nossa intenção é promover debates com a comunidade, tendo por norte a tentativa de encaminhar soluções para as principais demandas levantadas pela população da nossa cidade. Evidentemente que, para o sucesso dessa iniciativa, teremos que contar também com a parceria do Legislativo com o Poder Executivo Municipal.”

O novo presidente da Câmara ressaltou, ainda, que o exercício da Presidência é parte integrante de uma gestão de quatro anos, dando continuidade a um trabalho já iniciado. “Dessa forma, quero aqui fazer uma menção aos meus antecessores nesta legislatura, os ex-presidentes Dr. Thiago Duarte (PDT) e Professor Garcia (PMDB), que conduziram esta Casa nos anos de 2013 e 2014, respectivamente.”

Mauro Pinheiro também falou sobre sua trajetória na política. Vereador em segundo mandato, iniciou a carreira vinculado ao pequeno comércio, setor a partir do qual se lançou na vida político-partidária. “Foi conhecendo as dificuldades do micro, pequeno e médio comércios que iniciei uma militância, na qualidade de empresário, em defesa desta categoria. Fui um dos fundadores da Associação dos Minimercados de Porto Alegre (AMMPA) e um dos seus primeiros presidentes. Tivemos também uma atuação na Associação Gaúcha de Supermercados, presidindo o Comitê das Centrais de Negócios da Agas. Nesta militância em favor do pequeno comércio, acabamos liderando um movimento contra a concorrência desleal praticada por uma grande multinacional do ramo varejista no ano de 2009”, destacou.

Depois do discurso, o novo presidente encerrou a sessão convidando todos para a sessão da Comissão Representativa marcada para as 9h30min desta quarta-feira (7/1). Lembrou também que a primeira sessão ordinária (após o recesso de verão) será realizada no dia 4 de fevereiro, às 14 horas.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)