Médico e pesquisador pode nomear praça no Mário Quintana
Iniciativa da homenagem é do vereador João Carlos Nedel
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 176/17, apresentado pelo vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Praça Egomar Lund Edelweiss o logradouro público conhecido como Praça 3.013, localizado no Bairro Mário Quintana, zona norte da Capital. Através da iniciativa, o proponente pretende homenagear Edelweiss, médico e professor da Ufrgs, falecido no último dia 1º de abril.
No texto do projeto, Nedel lembra que o homenageado formou-se em medicina pela UFRGS em 1940, e também concluiu o doutorado e a livre-docência pela instituição. “Na década de 1950, começou sua carreira de professor concursado para a disciplina de Doenças Infecciosas e Tropicais da Faculdade de Medicina da UFRGS, em que lecionou até o ano de 1984”, relata o vereador.
Egomar Edelweiss também foi professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e, em 1963, passou a chefiar o Instituto de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Santa Casa de Misericórdia. Ele era pesquisador da área de doenças transmissíveis e participou de pesquisas em universidades de Lisboa, Paris e Berlim. “Sugiro assim denominar a praça pela imensa e reconhecida contribuição de Egomar para a luta contra as doenças infecciosas”, completa o parlamentar.
Se o projeto for aprovado, as placas denominativas da praça conterão, abaixo do nome, os seguintes dizeres: “Médico e pesquisador”.
Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)