Médico Emílio Moriguchi recebe o título de Cidadão de Porto Alegre
Homenagem foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta terça-feira (16/05), em sessão solene, o título de Cidadão de Porto Alegre ao doutor em geriatria e gerontologia Emílio Hideyuki Moriguchi. A homenagem, proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), foi aprovada por unanimidade no Legislativo. O ato solene foi presidido pelo vereador Professor Wambert (PROS), com as presenças do cônsul do Japão, Takashi Kondo, do vereador Reginaldo Pujol (DEM), representantes institucionais, familiares e amigos do homenageado.
Moriguchi, ao agradecer a Deus, sua família e às pessoas que incentivaram suas conquistas e acompanharam a sua história de vida, nacional e internacionalmente, salientou a importância do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professores e colegas para sua formação como médico. Destacando seus pacientes, as oportunidades de aprendizado com os trabalhos voluntários e a fé, o médico ressaltou que o espírito de humildade “foi e é fundamental para sua evolução profissional e pessoal”.
Professor Wambert, ao finalizar o ato, salientou a merecida homenagem e da sua admiração ao histórico de Emílio Moriguchi, ao elogiar e somar-se à iniciativa do vereador Nedel. O presidente da sessão exaltou as qualidades profissionais e o ser humano, reiterando que a cidade de Porto Alegre se “engrandece ao reconhecer essa pessoa generosa e solidária que é Emílio Moriguchi.
O homenageado
Emílio Hideyuki Moriguchi nasceu em 2 de janeiro de 1958 na cidade de Tóquio, Japão, e mudou-se junto com a família para Porto Alegre aos 10 anos de idade. Na capital gaúcha, ele conseguiu se adaptar em pouco tempo, apesar das dificuldades geradas pelas diferenças culturais e linguísticas, e resolveu seguir o caminho do pai e do avô, formando-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na sequência, Moriguchi buscou especialização em outros países: fez pós-doutorado pela Wake Forest University de Winston, nos Estados Unidos; aperfeiçoou-se em metodologia de pesquisa e doenças crônicas pela World Health Organization, na Suíça, e realizou doutorado pela Tokai University School of Medicine, no Japão.
Moriguchi é coordenador do Centro de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento e professor visitante de medicina e enfermagem na cidade de Yokohama, Japão, durante os meses de fevereiro e outubro. Além disso, há cerca de 12 anos ele atende, voluntariamente, a população agrícola japonesa espalhada pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, sendo que, desde 2009, o trabalho é feito durante o inverno com alunos de medicina e enfermagem do Japão. No Japão, no centro de Tóquio, há uma clínica com o seu nome, em reconhecimento ao trabalho técnico e humanístico que ele realiza, tanto que o slogan da clínica é “Clínica do Coração - que trata a alma humana".
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)