Projeto prevê Título de Cidadão a médico geriatra
Está em tramitação, no Legislativo municipal, o projeto de lei que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao doutor em geriatria e gerontologia Emílio Hideyuki Moriguchi. Conforme o autor, João Carlos Nedel (PP), a homenagem é um agradecimento pela “sua abnegada dedicação profissional, que alia ciência e espiritualidade, em benefício da qualidade de vida dos idosos, por seu trabalho voluntário e reconhecimento público, bem como por ser um homem de extrema relevância na sociedade porto-alegrense”.
Emílio Hideyuki Moriguchi nasceu em 2 de janeiro de 1958 na cidade de Tóquio, Japão, e mudou-se, junto com a família, para Porto Alegre aos 10 anos de idade. Na capital gaúcha, ele conseguiu se adaptar em pouco tempo, apesar das dificuldades geradas pelas diferenças culturais e linguísticas, e resolveu seguir o caminho do pai e do avô, formando-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na sequência, Moriguchi buscou especialização em outros países: fez pós-doutorado pela Wake Forest University de Winston, nos Estados Unidos; aperfeiçoou-se em metodologia de pesquisa e doenças crônicas pela World Health Organization, na Suíça, e realizou doutorado pela Tokai University School of Medicine, no Japão.
Nedel afirma que o médico “possui grande conhecimento científico e destacou-se por manter uma relação interpessoal com os pacientes e por aplicar a espiritualidade em seus tratamentos”. Moriguchi é coordenador do Centro de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento e professor visitante de medicina e enfermagem na cidade de Yokohama, Japão, durante os meses de fevereiro e outubro. Além disso, há cerca de 12 anos ele atende, voluntariamente, a população agrícola japonesa espalhada pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, sendo que, desde 2009, o trabalho é feito durante o inverno com alunos de medicina e enfermagem do Japão.
Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)