Sessão Solene

Médico Ivan Pacheco é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Ivan Pacheco.
    Ivan Pacheco, mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Ivan Pacheco.
    Pacheco, Cassiá e Cecchim na Sessão Solene desta sexta-feira (Foto: Isabelle Rieger/CMPA)

O médico traumatologista Ivan Pacheco agora é Cidadão de Porto Alegre. O título, proposto pelo vereador Cassiá Carpes (PP), foi entregue em Sessão Solene realizada na tarde desta sexta-feira (29/4) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.

Cassiá falou sobre a trajetória pessoal e profissional do homenageado e disse estar honrado em ser proponente da solenidade. “Nesses quatro mandatos, dentro de 16 anos aqui nesta Casa, não homenageei mais do que cinco pessoas. Porque essa homenagem, para mim, é importantíssima e não pode ser corriqueira, tem que ser valiosa, de reconhecimento e de atenção pelo seu histórico.”

Pacheco agradeceu a homenagem e destacou a importância das pessoas que participaram da sua trajetória de vida, a sua família e colegas de profissão. "Tenho aqui algumas instituições para agradecer. Ao Grêmio Náutico União, que há 26 anos tenho alegria de atender os atletas deste clube, ao Chico (Francisco Noveletto), que acreditou na minha pessoa na Federação Gaúcha de Futebol, onde fiquei por 16 anos como diretor médico lá. Foi uma experiência muito boa e espero que tenha dado em troca tudo o que ele depositou de confiança em mim.”  

História

Natural de Tapejara (RS), Pacheco veio para Porto Alegre aos 14 anos com o sonho de ser jogador de futebol. Atuou pelo S. C. Internacional, onde jogou ao lado de nomes consagrados como Mauro Galvão, Borracha, Jandir e Renê Weber. Após deixar a carreira no futebol, cursou a faculdade de fisioterapia no IPA e, em 1985, entrou para o curso de Medicina na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Estagiou no Grêmio Football Porto-Alegrense e graduou-se médico em 1990. Em 1991, fez pós-graduação em Medicina do Esporte. Em 1992, entrou para a residência em Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Lucas da PUC, concluída em 1994.

Como médico traumatologista, foi contratado para trabalhar no departamento médico do Grêmio e também como médico do Grêmio Náutico União, onde foi coordenador do Centro de Medicina do Esporte por 16 anos. De 2004 a 2020, atuou como médico da Federação Gaúcha de Futebol, período no qual atendeu e fez inúmeras cirurgias gratuitamente, em atletas de times que não tinham condições de custear tratamento médicos. Também fez isso a atletas de diversas modalidades do esporte amador, pela ligação que mantinha com o Grêmio Náutico União.

Texto

Josué Garcia/ Ana Luísa Vieira
(estagiários de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)