Exposição

Memorial da Câmara conta história dos brinquedos

Brinquedo gaúcho feito com sucata Foto: Acervo Projeto Quem Quer Brincar?/Faced/Ufrgs
Brinquedo gaúcho feito com sucata Foto: Acervo Projeto Quem Quer Brincar?/Faced/Ufrgs

A evolução dos objetos lúdicos e jogos infantis é contada na exposição História dos Brinquedos, que o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre inaugura às 14 horas desta terça-feira (23/10), no saguão térreo da Casa. São 20 painéis de textos, fotos e ilustrações que mostram a transformação dos brinquedos desde a Idade Antiga, com destaque para as brincadeiras brasileiras e a contribuição de índios, negros, imigrantes e  crianças do Rio Grande do Sul.

“Entramos no mundo pelos e com os brinquedos, que se ligam à expressão da cultura infantil, às formas de socialização das crianças e à transmissão dos valores tradicionais”, afirma o coordenador do Memorial, Jorge Barcellos. “Defendendo o direito ao brincar, a exposição é um passeio pelo universo infantil, trazendo seus significados para a humanidade.”

A mostra tem patrocínio do Banrisul e apoio da Associação Beneficente da Câmara (Abecapa) e pode ser visitada até 16 de novembro, das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min às sextas-feiras. No feriado de 15 de novembro, a Casa estará fechada. Informações no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)