Educação para Cidadania

Memorial da Câmara é parceiro de concurso literário da Fase

  • Concurso de Construção Escrita
    As cartilhas com os poemas e contos dos adolescentes (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
  • Abertura do Seminário: 30 anos do Palácio Aloísio Filho. na Foto: Historiador e pesquisador do Memorial da Câmara, Jorge Bacellos.
    Jorge Barcellos, pesquisador do Memorial da Câmara (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

Com o objetivo de estender seu projeto de Educação para Cidadania aos adolescentes da Fundação de Atendimento Socio-Educativo (Fase), o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre foi parceiro do Concurso de Construções Escritas, promovido pela Biblioteca do Case I da Capital, contribuindo com a impressão de 50 cartilhas resultantes da atividade - que foram entregues neste mês na sede do Case Poa I, na Zona Leste - e com a cedência de espaço para uma exposição. O concurso busca valorizar a autoestima e a reflexão dos internos. Ao todo 29 jovens dos setores A e B foram estimulados a escrever contos e poemas, elaborando 23 trabalhos.

O projeto, coordenado pelos servidores da Fase Maria Regina Abbud Dorneles e Guilherme Sant’Anna de Souza, envolveu atividades de pesquisa na Biblioteca da instituição estadual, palestras e ações como uma mostra de fotografias feitas pelos internos e exposta na Câmara Municipal no primeiro semestre deste ano. O projeto contou também com a parceria dos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Tom Jobim, que presta serviços no Case I, e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Conforme Jorge Barcellos, chefe da Ação Educativa do Memorial da Câmara Municipal, o concurso da Fase é uma atividade meritória por ser um projeto de Educação para Cidadania. “Recuperar a cidadania desses jovens é uma forma de apostar na sua recuperação, incrementando políticas de inclusão, evitando que eles voltem ao crime. Indiretamente é também uma atuação no campo da segurança”, disse.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 
Com informações de Jorge Barcellos (Memorial) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)