Metade das obras da nova ponte do Guaíba já foi concluída, diz Dnit
Novo acesso ampliará interligação da Região Metropolitana de Porto Alegre com o sul do Estado.
A construção da nova ponte do Guaíba, com seus impactos ambientais e sociais, foram apresentados por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e do consórcio responsável pela sua construção, em reunião realizada pela Comissão de urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (5/9), no Plenário Ana Terra, do Legislativo.
O vereador Dr. Goulart (PTB), presidente da Cuthab, saudou a participação dos integrantes da Comissão, vereadores Paulinho Motorista (PSB) e Valter Nagelstein (PMDB), além de agradecer a presença dos convidados, para debater a complexidade da construção da nova ponte do Guaíba. Nagelstein, proponente da pauta, destacou a importância da construção da Nova Ponte do Guaíba, ao citar benefícios à economia do Estado, ao trânsito e às ações sociais. O parlamentar salientou a necessidade de esclarecimentos sobre os trâmites da obra, ao demonstrar preocupação com o reassentamento e estruturação dos imóveis a serem oferecidos às famílias que residem nas áreas envolvidas no projeto estrutural e de construção da ponte. Nagelstein elogiou a grandiosidade do projeto, ao observar a interação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e outras instituições para realizar as devidas adequações na rotina viária, serviços e infraestrutura, a partir das modificações previstas com o estabelecimento da nova ponte.
Esclarecimentos
O superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, falou que a nova ponte do Guaíba é considerada um dos maiores empreendimentos rodoviários do país e terá uma extensão de cerca de 12,3 quilômetros, com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro, além de 7,3 quilômetros em obras da ponte sobre os canais navegáveis, elevada e viadutos. Ressaltou que a ponte se inicia e termina em Porto Alegre, com operação fixa para atender o transporte de longa distância, enquanto a ponte já existente manterá a sua operação móvel recebendo o transporte coletivo e veículos de carga baixa. Haratan disse que a obra está com mais de 52% dos trabalhos concluídos, ao acentuar a sua amplitude, com programas ambientais previstos no processo de licenciamento e o trabalho social e técnico para realocação de uma mil famílias que residem nas áreas abrangidas pela construção da ponte, além das questões burocráticas que envolvem a desapropriação de sete áreas.
O procurador do Dnit, Alcemar Cardoso da Rosa, ao esclarecer que a obra de infraestrutura para construção da ponte foi financiada pelo Orçamento Geral da União (OGU), e a construção das residências, pela Caixa Federal, através de programa de habitação popular. Salientou que as famílias da Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha das Flores e do continente foram selecionadas de forma transparente, a partir de pesquisas criteriosas, para reassentamento. De acordo com o procurador, os moradores da ilha Grande dos Marinheiros e Ilha das Flores ficarão estabelecidos na área localizada na margem sul da BR 116/BR 290, onde serão construídas casas e apartamentos. A comunidade das vilas Tio Zeca e Areia ficará na região da Avenida Ernesto Neugebauer, onde serão construídos 14 prédios com cinco pavimentos cada um e quatro apartamentos por andar. Alcemar noticiou, ainda, que na área em que existe o Motel da Ilha, a partir da desapropriação, será construída uma escola com especialização nas questões ambientais para atender as crianças e jovens envolvidas nesta mudança. Além disso, será implantada uma Unidade de Tratamento e Usina de Lixo.
O representante da EPTC, André da Costa Krause, revelou sua preocupação com as consequências com a logística do transporte, a partir da realocação das famílias citadas, ao afirmar a disponibilidade para realização de estudos sobre o projeto do consórcio responsável pela construção da nova ponte do Guaíba, a fim de providenciar adequações técnicas, com o objetivo de evitar transtornos ou impactos à mobilidade nesta região.
Encaminhamentos
Como encaminhamento deste encontro, o Dnit disponibilizará a apresentação completa de todos os processos da obra, e a Cuthab oferecerá à análise dos vereadores e dos órgãos governamentais interessados. Além disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes dedicará ações pertinentes à qualidade das moradias e infraestrutura do entorno dos imóveis a serem oferecidos às famílias envolvidas no processo.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)