Metrô da Capital é viável até 2014, garante dirigente do Trensurb
A construção da primeira linha do metrô de Porto Alegre é viável até a Copa de 2014, quando a Capital será uma das 12 cidades-sede do evento mundial. A afirmação foi feita, nesta terça-feira (30/6), pelo superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, engenheiro Humberto Kasper, durante reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) que discutiu as obras prioritárias para que Porto Alegre possa receber os jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014.
Kasper citou o exemplo das obras de extensão da linha do metrô entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, que deverão ser realizadas num prazo de três anos, graças aos recursos federais grantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Por meio de uma ´PPP (Parceria Público Privada) poderemos concluir as obras da Linha Copa até o final de 2013", disse Kasper. Segundo ele, a iniciativa privada entraria, neste caso, com 80% dos recursos, e o Poder Público com o restante.
Durante a reunião, o vice-prefeito e secretário municipal especial da Copa 2014, José Fortunati, apresentou aos vereadores as obras consideradas prioritárias pela prefeitura para que a Capital se prepare para a Copa 2014. "A Porto Alegre de 2014 será ainda melhor que a de 2009", disse Fortunati. "Os impactos positivos que a Copa causará será um grande legado para o futuro." Segundo Fortunati, a prefeitura deseja promover a máxima transparência e participação dos cidadãos na preparação para o megaevento. O secretário especial da Copa fez questão de frisar que as obras elencadas como prioritárias seguem os critérios e exigências do Caderno de Encargos da Federação de Futebol Association (Fifa).
1 - Duplicação da Avenida Beira-Rio
A Avenida Edvaldo Pereira Paiva ganhará uma extensão de cerca de 6 quilômetros, ligando a Zona Sul da Capital ao Centro Histórico. A obra prevê a construção de um amplo passeio e de uma ciclovia e pretende propiciar a revitalização e integração da orla do Lago Guaíba com a cidade. O custo estimado é de R$ 26 milhões.
2 - Avenida Tronco
O projeto prevê a obra viária e um conjunto de ações de desenvolvimento urbano, alterando o cenário habitacional da região. A Avenida Tronco deverá unir a Avenida Carlos Barbosa (Bairro Azenha) à Icaraí (Bairro Cristal), servindo de rota alternativa em direção à Zona Sul. A obra tem custo calculado em R$ 34 milhões.
3 - Avenida Voluntários da Pátria
Haverá a duplicação do trecho da Avenida Voluntários da Pátria entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório. A obra ajudará a desafogar o trãnsito da Avenida Farrapos. Tem custo avaliado em R$ 30 milhões.
4 - Portais da Cidade
O projeto Portais da Cidade, da prefeitura de Porto Alegre, pretende fazer a integração do sistema de transporte coletivo da Capital. Será composto por 24 estações modulares de embarque e desembarque de passageiros - 18 delas construídas e outras seis adaptadas. Outros quatro grandes portais completam o sistema: Cairu, Zona Sul, Azenha e o portal que liga a Avenida Protásio Alves e a Terceira Perimetral. O custo da obra está avaliado em R$ 430 milhões.
5 - Revitalização do Cais Mauá
Atualmente desativado, o trecho do Cais Mauá tem cerca de 2,5 quilômetros ligando a Estação Rodoviária da Capital à Usina do Gasômetro. A revitalização prevê a construção de prédios comerciais e a utilização dos armazéns do Cais Mauá para o funcionamento de bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais. O empreendimento tem custo calculado em R$ 500 milhões e seria realizado por meio de Parceria Público Privada (PPP).
6 - Rodovia do Parque
A BR-446, conhecida como Rodovia do Parque, será implantada em Canoas e ajudará a desafogar o acesso norte da BR-116 a Porto Alegre, melhorando o fluxo de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre. A obra tem custo estimado em R$ 750 milhões e previsão de término em dezembro de 2010.
7 - Segunda Ponte do Guaíba
A construção de uma segunda ponte sobre o Lago Guaíba uniria a BR-290 com a Rua Dona Teodora, que integra a Terceira Perimetral. A obra ajudaria a desafogar o trânsito sobre a atual ponte móvel do Lago Guaíba e seria realizada por meio de Parceria Público Privada (PPP), tendo custo estimado em R$ 250 milhões.
8 - Metrô de Porto Alegre
Até o final de 2013, seria implantada a Linha Copa, primeira fase da Linha do Metrô de Porto Alegre. O percurso previsto para a Linha Copa teria 15,3 quilômetros e conectaria o Bairro Lomba do Pinheiro ao Centro Histórico. Seriam cinco terminais, 11 estações e 25 trens, com capacidade para atender uma demanda de 290 mil passageiros por dia. O custo do empreendimento está calculado em R$ 2,516 bilhões. O trecho da Linha Copa seria o primeiro de um anel com 24 estações, previsto para ser concluído em 30 anos.
9 - Aeroporto Internacional Salgado Filho
A prefeitura de Porto Alegre deverá remover as Vilas Dique e Nazaré, situadas nas proximidades do Aeroporto Salgado Filho. Com a remoção das vilas, a pista principal do Salgado Filho deverá ser ampliada em cerca de um quilômetro, permitindo a aterrissagem e decolagem de aeronaves de maior porte.
10 - Aeromóvel entre Estação Trensurb e Aeroporto
O projeto prevê a implantação de uma linha do aeromóvel, que permitirá o transbordo de passageiros entre o Aeroporto e a Estação Aeeroporto do Trensurb, na Zona Norte. A linha deverá ter dois veículos, respectivamente, com 150 e 300 passageiros. O percurso poderá ser feito em 70 segundos, permitindo ao passageiro chegar ao Aeroporto, a partir da Estação Trensurb, em 1min10s. Os veículos do aeromóvel, segundo o engenheiro do Trensurb Humberto Kasper, funcionarão em sistemas radiais alimentadores e não substituem os modelos de transporte de grande número de passageiros. A obra tem conclusão prevista para 12 meses e custo avaliado em R$ 30 milhões.
11 - Programa Integrado Socioambiental (Pisa)
O Pisa prevê a reurbanização da foz do Arroio Cavalhada e a retomada da balneabilidade de grande parte das praias do Lago Guaíba. O tratamento de esgotos da Capital também está projetado para aumentar de 27% para 77% da rede total até 2014. Deverão ser removidas 1680 famílias das margens do Arroio Cavalhada, que será canalizado. A obra tem custo calculado em R$ 596,7 milhões.
12 - Reforma do HPS
O Hospital de Pronto Socorro (HPS) deverá ser reformado, com objetivo de modernizar e reorganizar a sua estrutura. As obras tem custo previsto de R$ 40 milhões e também projeta a aquisição de novos equipamentos para o HPS.
13 - Plano Diretor Cicloviário
Porto Alegre deverá ter cerca de 20 quilômetros de ciclovias até o final de 2009, podendo chegar a 490 quilômetros de rota em 13 anos.
14 - Qualificação Profissional
A preparação da cidade para receber os turistas durante a Copa 2014 prevê a qualificação dos profissionais da rede hoteleira, dos bares, restaurantes, Brigada Militar, Guarda Municipal e taxistas, entre outros. Serão utilizados recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
15 - Conscientização no Trânsito
A prefeitura deverá realizar uma campanha institucional da prefeitura, com objetivo de orientar condutores e pedestres e promover o respeito às faixas de segurança.
16 - Programa Voluntariado
Por exigência da Federação de Futebol Association (Fifa), deverá ser realizada a capacitação e preparação de voluntários. A coordenação desse trabalho ficará a cargo da Secretaria Municipal de Esportes.
17 - Gigante para Sempre
O projeto Gigante para Sempre prevê a remodelação da área do Internacional junto ao estádio Beira-Rio. Estão previstas a reforma do estádio e a construção de ampla cobertura e camarotes. o estádio deverá passar a abrigar 62 mil pessoas. Também será construído um centro de convenções, um hotel, um centro de medicina esportiva e uma delegacia. Além disso, está projetada a recuperação da orla do Lago Guaíba naquela região. o empreendimento tem custo previsto de R$ 130 milhões.
18 - Nova Arena do Grêmio
O Grêmio Foot Ball Portoalegrense deverá construir novo estádio no Bairro Humaitá, nas proximidades da freeway. O novo estádio deverá abrigar 52 mil pessoas. O Município projeta a qualificação e valorização daquele bairro a partir do novo empreendimento.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)