Comissões

Moradores da Restinga querem ver PSF ampliado

Álvaro de Mattos, um dos moradores da região, reclamou das salas apertadas Foto: Bruno Todeschini
Álvaro de Mattos, um dos moradores da região, reclamou das salas apertadas Foto: Bruno Todeschini

Na manhã desta terça-feira (7/4), membros da Associação Comunitária Chácara do Banco, bairro Restinga, reivindicaram junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) o aumento da estrutura do Posto de Saúde da Família que atende mais de quatro mil moradores na região. De acordo com Almerinda Rosa de Lima, secretária da entidade, o espaço conta com apenas cinco funcionários e não existem salas próprias para atendimento médico nem para curativos. “As pessoas vão para a fila do posto de madrugada. São apenas sete fichas para uma demanda quase mil vezes maior”, criticou.

O vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), que já esteve à frente da Gerência Distrital de Saúde da zona sul em 2005, informou que a equipe de saúde da família do posto está completa, com médico, enfermeiros e agentes comunitários. No entanto, reconheceu que é preciso ampliar as equipes e melhorar a área. “A Caixa Econômica Federal pode ser parceira do Município e viabilizar reformas na estrutura, já que é responsável pela construção de moradias dentro do programa de reassentamento da prefeitura. Seria uma contrapartida importante”, enfatizou ao explicar que a CEF comanda a ONG Cidadania – responsável por projetos de responsabilidade social do órgão.

Conforme a representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Brizabel Rocha, a liberação de mais espaços e recursos para contratação de novos funcionários será estudada pelo Grupo de Programação Orçamentária da Prefeitura (GPO). “Trataremos com prioridade a questão da expansão das equipes e da construção de novas salas e pediremos mais atenção à saúde”, garantiu.

Visita

A fim de conhecer melhor a estrutura do Posto Chácara do Banco, bem como as dificuldades de atendimento, a Cosmam e a SMS visitarão o local no dia 22 de abril. “Queremos presenciar todas os problemas decorrentes da falta de estrutura e propor soluções que atendam as exigências dos moradores”, registrou o presidente da Comissão, vereador Carlos Todeschini (PT).

Além disto, ficou acordado na reunião, que um seminário sobre o Programa de Saúde da Família será elaborado em parceria com a comunidade para alertar a população local sobre o funcionamento das equipes, suas atribuições e deveres. Também acompanharam a audiência Sandra Dalla Costa, supervisora dos postos, e os vereadores Dr. Raul (PMDB) e Mário Manfro (PSDB).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)

Ouça:
Restinga deve ganhar outra Equipe de Saúde da Família