Presidência

Moradores do Glória querem ensino fundamental no bairro

Comunidade da Glória quer audiência pública para debater a questão Foto: Cristiane Moreira
Comunidade da Glória quer audiência pública para debater a questão Foto: Cristiane Moreira
Construir uma escola como forma de evitar a evasão das crianças e adolescentes do bairro Glória e arredores. Esta é a reivindicação dos moradores da região, que estiveram em reunião com o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), na manhã desta terça-feira (28/5). Eles argumentaram que, na contramão do crescimento populacional da região, as vagas de ensino fundamental têm diminuído devido ao fechamento de algumas escolas – em dois anos, afirmam, cerca de 500 vagas foram extintas. 

“Esta luta não é de agora. Ela dura mais de 20 anos. Nós temos crianças que têm que pegar dois ônibus para chegar à escola, muitas vezes do outro lado da cidade. Muitas acabam desistindo de estudar”, lamentou Tamar de Oliveira Ferreira, professora e uma das lideranças presentes à reunião. Ela relata que a Prefeitura de Porto Alegre já destinou um terreno para a construção de um estabelecimento de ensino e que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) estaria abrindo o processo de licitação em julho. “No entanto nós estamos ouvindo a promessa de que logo teremos escola há muito tempo”, criticou Tamar, visivelmente desacreditada e mostrando documentos que comprovam que a reivindicação é antiga.

Outra liderança da comunidade, Enílson Schepff Silva – conhecido como Toco –, relatou a dificuldade e a demora para chegar à escola, o que faz com que muitas crianças abandonem os estudos cedo. “A conseqüência desta evasão é que a região está cada vez mais violenta e tomada pelo tráfico de drogas. Criança fora da escola fica vulnerável aos traficantes. A escola nova abriria 1200 vagas e diminuiria o problema”, garantiu, ao lembrar que a construção é uma demanda aprovada no Orçamento Participativo, ainda em 2008.

Preocupado com a questão da evasão escolar e suas conseqüências, Dr. Thiago defendeu que para ter avanço social é preciso combater as drogas. “A melhor forma de prevenir a drogadição é com a educação, especialmente com o ensino integral, uma vez que tira as crianças e os jovens das ruas”, avaliou o vereador, que se comprometeu em acompanhar o caso. 

No dia 10 de junho, os moradores do Glória irão ocupar, durante a sessão ordinária da Casa, a Tribuna Popular para falar sobre o caso e solicitar ajuda aos vereadores. Eles também encaminharam um pedido para a realização de uma Audiência Pública, ainda sem data definida.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)