Cuthab

Moradores do Recanto da Lagoa cobram regularização da área

Acosta expôs situação da comunidade  Foto: Juliana Freitas
Acosta expôs situação da comunidade Foto: Juliana Freitas

Moradores do Conjunto Habitacional Rubem Berta, na Zona Norte, reivindicaram, nesta terça-feira (26/9), em reunião na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, a regularização da área conhecida como Recanto da Lagoa. Parte do terreno a área é ocupado por 34 famílias, cuja permanência depende de estudos e laudos técnicos de órgãos oficiais. 
  
Conforme o presidente da Associação de Moradores, Cândido Acosta, a preocupação é com a invasão do trecho que estaria sendo reservado desde 2006, quando 64 famílias foram transferidas para o Bairro Timbaúva. Explicou que há proposta para realocar mais 10 famílias, mas um projeto debatido com a comunidade prevê a manutenção de todos moradores no local. “Não estamos nos negando a pagar essa área. Queremos pagar, mas morar com dignidade”.

Paulo Marder, pela Cohab, informou que, atendendo a pedido do Demhab, foi encaminhado ofício no qual a empresa concorda com alterações no projeto. “Daí por diante não houve resposta”, disse. Segundo ele, na medida em que a Cohab está em liquidação, plantas e registros de imóveis deverão ser providenciados na prefeitura.

Susana Mallmann, da Secretaria de Planejamento Municipal (SPM), ao referir-se às consultas, alertou que “o itinerário não está passando pela SPM”, que, através da Unidade de Parcelamento do Solo, é quem aprova os projetos. Assegurou, ainda, que há possibilidade de realocar as famílias sem que precisem sair do Rubem Berta.  

Pelo Demhab, Adão Palma falou sobre a necessidade de avaliações técnicas e jurídicas que permitam apresentar um novo estudo de viabilidade técnica e a retomada das discussões sobre um futuro projeto.

O presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães (PTB), deliberou com os presentes pelo envio de documento, ao prefeito José Fogaça, solicitando a reativação do Grupo de Trabalho do Rubem Berta. A idéia é o grupo, com representantes da comunidade e dos poderes públicos municipal e estadual, retome as tratativas e avaliações visando uma solução definitiva para o Recanto da Lagoa.

Também participaram a reunião Valéria Ferreira, pela Smam; Sibila Priebe, pela Cohab, e Paulinho Rubem Berta, pela Associação dos Moradores do Conjunto Residencial Rubem Berta.

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)