Pauta

Plano de Acessibilidade: Cuthab ouve a Seacis

Na primeira reunião, técnicos apresentaram críticas ao projeto Foto: Maria Helena Sponchiado
Na primeira reunião, técnicos apresentaram críticas ao projeto Foto: Maria Helena Sponchiado

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) voltará a discutir, na reunião desta terça-feira (27/4), às 14h30min, o Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre, cujo projeto de lei do Executivo está em tramitação na Câmara desde o ano passado. Na ocasião, a Cuthab ouvirá a posição da Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) sobre o tema. o secretário da Seacis, Tarcízio Cardoso, foi convidado para a reunião, que será realizada na sala 301 da Câmara.

No dia 13 de abril, a Cuthab promoveu a primeira reunião para discutir o projeto. Na ocasião, a Comissão ouviu integrantes de um grupo de trabalho (GT) integrado pela seção gaúcha do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Sindicato dos Arquitetos do RS (Saergs), Sindicato dos Engenheiros no Estado (Senge-RS), Sociedade de Engenharia do RS (Sergs), Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado (Sinduscon), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil (AAI) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RS (Crea-RS).

O GT apontou várias discordâncias em relação ao projeto apresentado pelo Executivo e solicitou aos vereadores da Cuthab a imediata instalação de Comissão Técnica Especial para tratar do assunto. Presidida pela vereador Elias Vidal (PPS), a Cuthab também é integrada pelos vereadores Engenheiro Comassetto (PT), Alceu Brasinha (PTB), João Pancinha (PMDB), Nilo Santos (PTB) e Paulinho Rubem Berta (PPS).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Leia também:
Acessibilidade: Plano repete leis federais, dizem técnicos