Memória

Mostra conta história dos chafarizes de ferro da Capital

O Chafariz Imperial, único que restou Foto: Divulgação
O Chafariz Imperial, único que restou, está na Redenção (Foto: divulgação / CMPA)

Os antigos chafarizes de ferro da capital gaúcha são o tema da exposição Fontes D´Art de Porto Alegre, com visitação até 30 de abril no térreo da Câmara Municipal da Capital (Avenida Loureiro da Silva, 255). São 14 paineis de fotos e textos que contam a história dessas relíquias, indispensáveis para o abastecimento de água até o início do século XX.

Inspirada no livro Fontes D´Art au Rio Grande do Sul, de José Francisco Alves (Artfolio, 2009), a mostra lembra a existência de pelo menos sete chafarizes de ferro nas áreas públicas de Porto Alegre, dos quais restou um. Repletas de elementos decorativos neoclássicos, as peças eram importadas de fundições artísticas da região de Champanhe-Ardenne, no Nordeste da França.

A fonte de ferro que sobrou é atração turística do Parque Farroupilha. Chamado de Chafariz Imperial ou Conde D´Eu, o monumento foi inaugurado, provavelmente, em 1866 na então Praça do Mercado - depois Praça Paraíso, Praça Conde D´Eu e, finalmente, Praça XV de Novembro. Em 1925, foi deslocado para a Praça Rui Barbosa, e, devido à enchente de 1941, para a Redenção. Os chafarizes desaparecidos ficavam nas praças da Alfândega, do Portão (atual Conde de Porto Alegre), da Caridade (Dom Feliciano), da Harmonia (Brigadeiro Sampaio), do Alto da Bronze (General Osório) e da Várzea (Redenção).