Artes Visuais

Exposição reúne grafites pintados na orla de Ipanema

Os trabalhos estão expostos no térreo Foto: Tonico Alvares
Os trabalhos estão expostos no térreo Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
O Legislativo da Capital exibe, até quarta-feira (20/8), a exposição Arte Grafite: da Orla à Câmara. A mostra reúne as obras de integrantes dos grupos Caixa Tape, de Alvorada; Núcleo Urbanoide, de Porto Alegre; Ceaga Arts, de Sapucaia; New Color Artes, de Campo Bom; e 5ª Galáxia, de Novo Hamburgo, produzidas em tapumes de madeira, ao ar livre, na praia do Bairro Ipanema, Zona Sul, durante evento realizado em maio de 2014. 

Os trabalhos que estarão na Câmara foram feitos pelos grafiteiros Allan Vieira, André Bart Machado, Evandro Pedroso, Gabriel Oliveira, Leopoldo Constanzo, Lucas Anão Vernieri, Flipmen Caixa Tape, Jasom Souza, Daniel Brum e Rafael Jung (Minhoca), além dos estudantes oficineiros Isabella Morales, Juan Martins Deczuta e Nathi Salis. A curadoria é de Márcia Morales Salis. Apoio do Memorial da Câmara, do Núcleo Urbanoide, de Tintas Coral e do gabinete do vereador Delegado Cleiton (PDT). 

Arte Urbana

Márcia conta que, provavelmente, a arte grafite tem origem nas primeiras inscrições feitas nas paredes das cavernas. “O que já representou uma contravenção por causa da pichação, atualmente é considerado uma forma de expressão artística”, diz. “Conhecido em diversos países como street art ou arte urbana, o grafite contribui para dar novo significado aos ambientes públicos e é uma forma de manifestação artística nesses espaços.”

O aparecimento do grafite na Idade Contemporânea, conforme Márcia, deu-se na década de 1970, em Nova York (EUA). No Brasil, vários grupos de grafiteiros formaram-se desde o final do século XX em São Paulo, quando o estilo do país passou a ser reconhecido no mundo. No Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o Bairro Cidade Baixa é hoje importante palco urbano de grafite. Na Capital, essa arte consagra-se a partir das intervenções do Núcleo Urbanoide, formado desde 2007.

Visitação

A exposição pode ser visitada na Galeria Clébio Sória, térreo da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras, com entrada franca. Informações: (51) 3220-4187.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)