Evento

Mostra, livro e documentário contam a vida de Collares

Exposição reúne banners de fotos e textos Foto: Josiele Silva/CMPA
Exposição reúne banners de fotos e textos Foto: Josiele Silva/CMPA (Foto: Josiele Silva/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até sexta-feira (13/5), a exposição O Voto e o Pão, que aborda a trajetória política e a vida do ex-governador Alceu Collares, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). São banners de fotos e textos que destacam Collares como um dos mais importantes personagens da história política dos últimos 50 anos no Rio Grande do Sul. De menino pobre nascido no interior de Bagé, em 22 de setembro de 1927, ele chegou a vereador, deputado federal, prefeito da Capital e foi o primeiro negro eleito para o Governo do Estado.

A exposição é parte de um projeto maior, que envolve livro e documentário sobre Collares. As peças trazem relatos emocionados e lembram momentos difíceis de sua vida, a infância humilde, o esforço para se formar em Direito na Ufrgs e a identificação com a ideologia trabalhista na defesa dos mais necessitados e dos princípios de solidariedade. As dificuldades na campanha a vereador e a eleição para a Câmara Federal – onde, em cinco mandatos, consolidou sua imagem de líder na luta contra a ditadura e em defesa dos trabalhadores – também estão presentes em depoimentos dele e de familiares, amigos, companheiros de partido e assessores.

No projeto, Collares recorda o período em que esteve à frente da Prefeitura de Porto Alegre (de 1986 a 1989) e do Governo do Estado (de 1991 a 1995). Ele reergueu as finanças do Rio Grande do Sul e alcançou um dos maiores índices de desenvolvimento da economia gaúcha. A obstinação em implantar uma forma de participação da sociedade nas decisões relativas à aplicação do orçamento e a coragem de ser o primeiro governador do Brasil a abrir os arquivos da ditadura militar são destaques na mostra, no livro e no documentário.

Realizado por meio da Lei Rouanet, O Voto e o Pão é um projeto da Fato Singular Projetos Culturais e Eventos. A produção do documentário, do livro e da exposição fotográfica são da Casa de Criação. A mostra, que tem apoio do gabinete do vereador Mauro Zacher (PDT) e da Seção de Memorial do Legislativo da Capital, pode ser visitada das 8 às 18 horas, no térreo da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Entrada gratuita. Informações: (51) 3220-4227 e 3220-4228.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)