Institucional

Mostra reúne projetos arquitetônicos do anexo da Câmara

No total, há 52 propostas no T Cultural Foto: Ederson Nunes
No total, há 52 propostas no T Cultural Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Todas as plantas que participaram do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a escolha do melhor projeto arquitetônico à construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho, da Câmara Municipal de Porto Alegre, podem ser conferidas no T Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Casa. São 52 trabalhos vindos de várias partes do Brasil, que podem ser conferidos pelo público até 27 de novembro. A divulgação das propostas ocorreu no último dia 13 no Plenário Otávio Rocha. O vencedor foi o arquiteto paulista Daniel Corsi da Silva, que ficará responsável pela execução final do projeto.  

A previsão é de que o projeto vencedor seja contratado ainda neste ano. A reforma ainda possibilitará a melhor ocupação do prédio principal, com a ampliação dos gabinetes dos vereadores, melhor atendimento ao público e maior produtividade, com novos recursos tecnológicos que, devido à superlotação, não é possível disponibilizar. O anexo vai abrigar as diretorias administrativa, de patrimônio e financeira, bem como o edifício-garagem.

O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Thiago Holzmann da Silva, que coordenou o processo, disse que o concurso público ainda é uma novidade de escolha de projetos. “Ele privilegia a qualidade da proposta para um caso especifico”, disse Thiago. Revelou que, em todo o Brasil, 70 escritórios se inscreveram para o concurso. Holzmann elogiou a realização do processo por meio de concurso público, revelando que esta é uma antiga aspiração do Instituto, porque valoriza e qualifica o processo por apresentar maior transparência e segurança.

Processo democrático

O presidente da Casa, vereador Professor Garcia (PMDB), informou que o valor total para a elaboração do projeto é de R$ 341,8 mil, sendo R$ 70 mil a título de prêmio para o primeiro colocado. Lembrou ainda que a escolha de um projeto por meio de concurso é uma forma democrática. “Ao contrário de outras modalidades de licitação, o concurso público permite que a escolha seja pela qualidade da proposta e não pelo menor preço", afirmou.

O trabalho resulta das atividades da comissão permanente de obras da Câmara, que, em 2014, é presidida pelo diretor-geral, Albano Assis. O projeto contou com a consultoria do arquiteto Claudio Araújo, autor do projeto arquitetônico do Palácio Aloísio Filho. A exposição pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras. na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Textos: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
           Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)