Exposições

Movimentos populares são tema de mostras na Câmara

A História do Movimento Estudantil  Foto: Divulgação/CMPA
A História do Movimento Estudantil Foto: Divulgação/CMPA
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até 29 de janeiro, três exposições itinerantes destinadas a aprofundar os conhecimentos sobre a cidade ao longo de sua história. O público poderá visitar as mostras Maio de 68, História do Movimento Estudantil e Campanha da Legalidade em espaços do térreo e do 2º piso do Legislativo da Capital.

Maio de 1968: em 17 banners, é relatada a história dos protestos iniciados em Paris a partir da greve geral, sua repercussão no mundo e o cenário dos Anos 60. Combinando revolução cultural, movimento estudantil e influência da cultura oriental, a exposição mostra os destinos da cultura popular, o papel da cultura de massa e as organizações políticas e culturais do período,destacando a repercussão, inclusive no Brasil.

História do Movimento Estudantil: em 10 banners, trata da história da organização do movimento estudantil e de suas bandeiras de lutas. A exposição analisa as origens da União
Nacional dos Estudantes (UNE) e de organizações do gênero, mostrando seu papel durante a ditadura militar e na redemocratização. 

Campanha da Legalidade: em 13 banners, a mostra apresenta a história da Campanha da Legalidade, lançada a partir do Rio Grande do Sul pelo então governador Leonel Brizola em defesa da manutenção da Constituição Brasileira e da posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961. Com fotografias de época, recortes de jornais e depoimentos, assinala a história do movimento na Capital.

As exposições, que têm entrada franca, estão montadas no T Cultural, no saguão do Plenário Otávio Rocha e na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações: (51) 3220-4318 (Memorial).

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)