Municipários buscam apoio da Câmara em negociação salarial
A diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) esteve na Câmara Municipal na tarde de hoje (12/5) pedindo a intermediação dos vereadores junto ao Executivo no que se refere a pedido de reajuste salarial da categoria. O presidente da Casa, Nelcir Tessaro (PTB), ficou de contatar com o prefeito José Fortunati ainda hoje para pedir que na reunião - já agendada pelo Simpa com o Executivo para sexta-feira (14/5) - seja encaminhada a solução definitiva da questão.
Segundo a presidente do Simpa, Carmem Padilha, a proposta de 10% de reajuste para a categoria foi encaminhada há um mês, e até agora o governo não se pronunciou sobre o assunto. Se o Governo acha que vai nos matar no cansaço, vamos reforçar a mobilização, alertou. A receita comporta, e esse percentual não é absurdo, continuou ela, ao garantir que outras categorias ganharam 10% no ano passado. Carmem ainda enfatizou que não negociará percentual menor do que o proposto e que oferta de parcelamento está fora de cogitação.
O vereador Pedro Ruas (PSOL) sugeriu que haja representação da Mesa Diretora da Câmara acompanhando os municipários na reunião de sexta com Fortunati. Se não há mediação, não é simples a negociação, disse. No entanto, houve consenso dos demais vereadores presentes de que o Simpa é que decidirá se haverá necessidade da representação da Câmara.
O presidente da Casa, Nelcir Tessaro (PTB), que deixou a sessão plenária que acontecia naquele momento para receber a comitiva no salão Nobre Dilamar Machado, esteve acompanhado dos vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Dr. Raul (PMDB), Nilo Santos (PTB), Maria Celeste (PT), Toni Proença (PPS), Dr. Thiago Duarte (PDT), João Carlos Nedel (PP), Carlos Todeschini (PT), Mauro Pinheiro (PT) e Engenheiro Comassetto (PT).
Ana Madeira (reg.prof. 4875)