Tribuna Popular

Nutricionista alerta para epidemia de obesidade

Carmem disse que excesso de peso é um problema mundial Foto: Elson Sempé Pedroso
Carmem disse que excesso de peso é um problema mundial Foto: Elson Sempé Pedroso

Alerta sobre o crescente índice de casos de obesidade e dislipidemias foi feito nesta segunda-feira (23/4) por Carmem Kieling Franco aos vereadores de Porto Alegre. Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 2ª Região, ela ocupou a Tribuna Popular, na sessão ordinária da Câmara Municipal, para lembrar que dados estatísticos apontam para uma epidemia de obesidade na população mundial. “No Brasil isso não é diferente, e o Rio Grande do Sul é um dos destaques neste ranking, conforme pesquisa do IBGE”, lamentou.

Carmem destacou o fato de a obesidade acarretar doenças crônicas não-transmissíveis, entre os quais problemas cardiovasculares e diabetes. “Como nutricionistas, cumprimos um papel no ataque a esta realidade, com o combate a hábitos alimentares inadequados”, salientou. Com esse propósito, a presidente lembrou a importância da inserção de nutricionistas em programas de saúde da família: “Precisamos ter uma participação ativa junto à população”. As dislipidemias, disse ela, são alterações da concentração de lipídios no sangue manifestas no aumento do colesterol e triglicerídios.

Em seu alerta, Carmem destacou lei aprovada pela Câmara municipal, proposta por Sofia Cavedon (PT), que regulamenta a venda de produtos alimentícios em escolas, e sugeriu que normas desse tipo sejam ampliadas para todo o Estado. “Algumas coisas já foram feitas, mas ainda há muito a fazer”, disse. Carmem também lembrou que nesta terça-feira (24/4) completam-se 40 anos da regulamentação da profissão de nutricionista no país. “Estamos à disposição da Câmara Municipal para prestar apoio técnico”, salientou.

A presidente do Conselho de Nutricionistas distribuiu aos vereadores material informativo e educativo sobre a atuação desses profissionais de saúde. Manifestaram-se sobre o assunto enfocado na Tribuna Popular, em nome de suas bancadas, Professor Garcia (PPS), José Ismael Heinen (Dem), Dr. Raul (PMDB), João Antonio Dib (PP), Claudio Sebenelo (PSDB), Adeli Sell (PT), Dr. Goulart (PTB) e Nereu D’Avila (PDT).

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)