Greve

Municipários em greve pedem apoio aos vereadores

Vereadores reuniram-se com servidores públicos em greve Foto: Kaiser Konrad
Vereadores reuniram-se com servidores públicos em greve Foto: Kaiser Konrad

Representantes do comando de greve dos municipários da Capital estiveram na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (31/5). Na oportunidade solicitaram apoio dos vereadores em intermediação junto a prefeitura para reabertura de diálogo com a categoria sobre reajuste salarial. A reunião, realizada no Salão Nobre da Casa, teve a coordenação da presidenta do Legislativo Municipal, vereadora Maria Celeste (PT).

A presidenta do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, Carmen Padilha, apresentou aos vereadores os cinco eixos centrais que a categoria  está reivindicando: 20% de reajuste salarial, aumento de R$ 15,00 no vale-alimentação, revogação do decreto de horas-extras,  projeto de assistência e plano de carreira. Segundo Carmen, a prefeitura propôs à categoria 3% de reposição e R$ 1,00 de reajuste no vale-alimentação, para ser pago no próximo ano.

O vereador Adeli Sell (PT) sugeriu que fosse agendado, neste mesmo dia, com o prefeito, com uma comissão de vereadores e com o comando de greve para resolver este impasse. O vereador Professor Garcia (PPS), da base de governo, contatou com o secretário Municipal de Gestão, Clóvis Magalhães, mas não consegui marcar a audiência com o Executivo para esta data.

Conforme Garcia, será realizada reunião da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Casa na próxima segunda-feira (4/6), na Câmara Municipal, às 10 horas, com a presença de comissão da prefeitura que irá esclarecer todo o processo da política salarial dos municipários.

Estiveram presentes na reunião com os municipários, no Salão Nobre, os vereadores Dr. Raul (PMDB), Guilherme Barbosa (PT), João Dib (PP), Martistela Maffei (PCdoB), Bernardino Vendrusculo (PMDB), Clênia Maranhão (PPS), Haroldo de Souza (PMDB), Alceu Brasinha (PTB), Ervino Besson (PDT), Márcio Bins Ely (PDT), Sofia Cavedon (PT), Ismael Heinen (Dem), Mário Fraga ( PDT) e Carlos Todeschini (PT).

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)