Municipários reivindicam assistência à saúde
A Tribuna Popular da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira (23/8), foi ocupada pela presidente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Carmem Padilha. A presidente reivindicou a implantação de lei que criou o Instituto de Assistência à Saúde aos Municipários de Porto Alegre (Iampa).
Na tribuna, Carmem lembrou que os municipários, em duas campanhas salariais, aprovaram como eixo de luta a implantação imediata do Iampa. "Mas até a presente data nenhuma atitude foi tomada. A lei prevê a criação de uma autarquia, com obrigações compartilhadas entre os servidores e o Executivo, uma proposta justa e necessária, afirmou.
O Sindicato solicitou apoio dos vereadores a fim de abrir caminho tranqüilo no debate com o Executivo e implantar definitivamente a lei da saúde dos municipários.
Outro fato relatado por Carmem foi em relação à problemas que vêm ocorrendo na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Segundo a presidente, os funcionários estão sendo removidos de seus locais de trabalho a revelia. Sem contar com as inúmeras denúncias de perseguição e assédio moral, salientou. O Simpa, ainda conforme Carmem, gostaria que a Câmara tomasse conhecimento desses fatos.
Pelas suas bancadas manifestaram-se os vereadores Luiz Braz (PSDB), Sofia Cavedon (PT), João Antonio Dib (PP), Clênia Maranhão (PPS), Nilo Santos (PTB), Márcio Bins Ely (PDT) e Dr. Raul (PMDB).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)