Memorial

Museu coleta informações sobre médicos vereadores

Bonow demonstrou a Barcellos interesse de firmar parceria com o Memorial Foto: Josiele Silva
Bonow demonstrou a Barcellos interesse de firmar parceria com o Memorial Foto: Josiele Silva (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, nesta quinta-feira (18/6), a visita do diretor do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (Muhn), Germano Bonow, que buscou informações sobre médicos que foram vereadores para uma  publicação da instituição - ligada ao Sindicato Médico do RS. Para o chefe da Ação Educativa do Memorial, Jorge Barcellos, é muito importante que o Museu se interesse em resgatar a história dos parlamentares da área da saúde. "Poucos sabem, mas, graças ao fato de médicos terem ascendido à vereança, novas políticas públicas de saúde foram construídas na cidade", afirmou.

Bonow acessou os dados da pesquisa intitulada Catálogo de Legislaturas, em andamento no Memorial, que reúne as biografias dos vereadores do Legislativo da Capital e com previsão de publicação em 2016. O médico e ex-deputado também demonstrou interesse em construir uma parceria com o Memorial: "Temos em comum a produção de exposições e o público escolar, o que possibilita a construção, no futuro, de projetos conjuntos", assinalou.

Barcellos também emprestou ao Museu a mostra Oswaldo Cruz: o Médico do Brasil, do catálogo de Exposições Itinerantes do Memorial, e doou a Bonow uma cópia do DVD da pesquisa Análise do Discurso Médico sobre a Mulher, a Criança e as Doenças do Sexo em Porto Alegre (1890-1940). "Trabalhamos com alunos a história da cidade, e o discurso médico é fundamental para tratar o tema dos costumes", assinalou.


Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)