Tradições

Música, dança e poesia celebram Semana Farroupilha

Vereadores Bernardino (e) e Dr. Thiago propuseram a homenagem  Foto: Tonico Alvares
Vereadores Bernardino (e) e Dr. Thiago propuseram a homenagem Foto: Tonico Alvares

Para celebrar a passagem da Semana Farroupilha, a Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na tarde desta terça-feira (21/9), uma solenidade pontuada por apresentações de música, dança e poesia nativistas. No evento, realizado no Teatro Glênio Peres da Casa, também foi prestada uma homenagem póstuma ao vereador Ervino Besson (PDT), morto em 20 de julho deste ano.

Vereadores e artistas revezaram-se no palco, conduzidos pelo poeta Renato Fagundes e o cantor Otacílio Mativi, que trabalha na Câmara. Mativi iniciou as apresentações, interpretando Canção do Gaúcho, Ô de Casa e Negro da Gaita, sendo seguido por Luiz Alberto Porto, que cantou Guri, de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho. Paulinho Pires, conhecido por tocar serrote, também se apresentou.

 Os vereadores Dr. Thiago Duarte (PDT) e Bernardino Vendrúscolo (PMDB), proponentes da homenagem, declamaram, respectivamente, os poemas Romance do Injustiçado, de Aparício Silva Rillo, e Galo de Rinha, de Jayme Caetano Braun. Renato Fagundes recitou a poesia Um Naco de Liberdade, dele próprio.

O ponto alto do evento ficou por conta dos integrantes do grupo Raízes da Sul-América, da Churrascaria Galpão Crioulo. O trio, liderado por Edson Silva, exibiu um número de chula e as danças do facão e da boleadeira, mostrando destreza, ritmo e precisão. A apresentação teve a participação do músico Luiz Alberto Porto e da funcionária Daniela Chaves, que, trajada de prenda, ainda mostrou danças típicas de par com o vereador Vendruscolo.        
   
Homenagem a Besson

Os vereadores Dr. Thiago, Vendruscolo, João Carlos Nedel (PP), João Antonio Dib (PP), Tarciso Flecha Negra (PDT) e Toni Proença (PPS) recordaram de Besson como uma pessoa generosa, solidária e amiga. Para eles, Besson deixou saudades por onde passou, principalmente na Câmara, onde era querido por todos. O ex-vereador foi lembrado também por Frei Aquiles, da Paróquia de Santo Antônio, do Partenon, que abençoou o público presente, especialmente os filhos e a esposa de Besson.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)