Presidência

Nagelstein defende mobilização por mais segurança pública

Abertura oficial do 3º Forum + Segurança. Na foto: presidente da CMPA, vereador Valter Nagelstein. Crédito: PG Alves/MPRS
Presidente Valter Nagelstein (MDB) falou na abertura do 3º Fórum Mais Segurança, na sede do Ministério Público

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (MDB), participou na manhã desta segunda-feira (4/6) da abertura do 3º Fórum Mais Segurança – Impunidade gera Criminalidade, organizado pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e ONG Brasil Sem Grades. O evento teve como objetivo promover o debate para a busca de soluções de um problema crônico e grave da sociedade, que é a violência e a insegurança. 

Conforme o presidente da Associação do MP, Sérgio Harris, a programação teve quatro pontos fundamentais a serem debatidos que buscaram o diagnóstico da segurança no Estado e no Brasil, o momento atual vivido pelo país, mudanças que tiveram resultados e o que é possível fazer para vencer a insegurança. “Este é o terceiro ano que realizamos o Fórum e temos sempre destacado que a insegurança é algo inconcebível. Por isso, o nosso foco é de resgatar a credibilidade do sistema de justiça e com a presença de diversos especialistas vamos poder promover a reflexão e o debate, vislumbrando possíveis alternativas através da participação de todos."

Nagestein ressaltou, em sua fala na abertura do evento, a importância da mobilização dos setores de segurança e da necessidade da mudança da legislação penal. “São aproximadamente 34 mortos para cada 100 mil habitantes e 60 mil pessoas vítimas de violência urbana no Rio Grande do Sul. Esse é um cenário que clama por mudanças, devemos mobilizar a todos para esta problemática e buscar alterações necessárias no setor prisional, no planejamento familiar e na Câmaras legislativas, para que possamos fazer com que se cumpra a lei, pois não adianta nada ter uma educação de qualidade se não houver segurança do lado de fora das escolas, por exemplo.” 

Também estiveram presentes o secretário de segurança do Estado, César Schirmer, a ex-governadora Yeda Crusius, as vereadoras Lourdes Sprenger (MDB) e Comandante Nádia (MDB) e o vereador Cassiá Carpes (PP), além de autoridades do judiciário, Defensoria Pública e Comando Militar do Sul (CMS).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)