Plenário

Nova Barreto luta por melhores condições de moradia

Diaran contou que a comunidade quer evitar o despejo Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Diaran contou que a comunidade quer evitar o despejo Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
Nesta quinta-feira (17/3), a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Nova Barreto, Diaran Laone, que ocupou a Tribuna Popular no Plenário Otávio Rocha. A região é localizada no Bairro Agronomia, zona leste da Capital, e enfrenta problemas de moradia.

Diaran contou a difícil história da vila, que começou com 28 pessoas, que, não tendo condições de pagar aluguel ou comprar uma casa, uniram-se e se instalaram no local. Houve vários pedidos de reintegração de posse, já que parte da região é particular. O resultado do processo resultou na ordem de despejo da Nova Barreto e sua realocação nos prédios do projeto do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Mas o acordo não foi cumprido. Desde então, Diaran "vai em reuniões, como no Orçamento Participativo, sempre lutando em prol da comunidade".

Como contou o líder comunitário, no fim do ano passado chegou a ordem de despejo, mas a juíza que cuida do caso deu um prazo de seis meses para a comunidade apresentar um projeto para o caso. "Nossa luta é pela regularização da área, para que tenhamos os serviços públicos de atendimento, ruas e lotes organizados e possamos, finalmente, viver em paz com dignidade", concluiu Diaran. Hoje, a comunidade conta com 180 famílias.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)