Quinzena da Mulher

Nove mulheres recebem homenagem em solenidade

Maria Celeste homenageou Daiane dos Santos e a mãe, Magda. Foto: Caroline da Fé
Maria Celeste homenageou Daiane dos Santos e a mãe, Magda. Foto: Caroline da Fé

Nove mulheres que se distinguiram pelos serviços prestados à sociedade foram homenageadas nesta terça-feira (13/3) no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pela Mesa Diretora e comandada pela presidenta da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT), a sessão solene celebrou a passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), dentro da programação da Quinzena da Mulher promovida pela Casa.

Foram homenageadas a ginasta Daiane dos Santos (ausente por estar em treinamento em Curitiba para os Jogos Pan-Americanos) e sua mãe, Magda dos Santos; a militante comunista Neli Soares Saldanha; a promotora de Justiça e Direitos Humanos Marinês Assmann; a líder comunitária Eva Geneci Marques de Ávila; a líder da Via Campesina Ilda Rubim; a coordenadora da Casa de Nazaré/Centro de Apoio ao Menor, Irmã Conceição; a presidenta da entidade de voluntariado Damas de Caridade Sefaradi, Rita Burd; e a professora municipal Vera Maria D’Amore. Elas receberam flores e mensagem alusiva à data. Jéssica dos Santos representou a irmã, Daiane, na entrega.  

As oito vereadoras de Porto Alegre destacaram o papel das homenageadas. Clênia Maranhão (PPS) falou do trabalho de Neli Soares Saldanha, militante comunista nascida em 1934 em Pelotas e pioneira na luta pelos direitos das mulheres. Segundo Clênia, a homenagem a Neli e às demais mulheres faz jus à atuação de uma das construtoras da democracia.

Maria Luiza (PTB) elogiou a atuação da promotora de Justiça e Direitos Humanos Marinês Assmann, que, segundo a vereadora, personifica a importância da mulher no campo jurídico.
 
Margarete Moraes (PT) homenageou a ex-conselheira tutelar Eva Geneci Marques de Ávila, que continua a trabalhar pela criança e o adolescente na Associação Comunitária do Campo da Tuca, onde presta apoio também às mulheres e à comunidade em geral.

Maristela Maffei (PSB) enfatizou a luta de Ilda Rubim, líder da Via Campesina, entidade que, conforme a vereadora, atua pela preservação da natureza e pela qualidade vida das mulheres do campo, guardiãs da segurança alimentar e da terra para todos.

Maristela Meneghetti (PFL) citou o trabalho de Irmã Conceição, que construiu a Casa de Nazaré em 1987 e que hoje atende 500 crianças e jovens em situação de risco pessoal e social no Bairro Cristal. “A Irmã Conceição leva esperança e dignidade àqueles que poderiam ser perder na marginalidade”, disse a vereadora.

Neuza Canabarro (PDT) prestou reverência a Rita Burd, que, atua no voluntariado desde a década de 60 e hoje preside a Damas de Caridade Sefaradi. “Rita desenvolve ações de promoção social de crianças, jovens e idosos e luta pela manutenção dos valores éticos e sociais, repassando sentimentos de solidariedade”, afirmou.

Sofia Cavedon (PT) homenageou a professora municipal Vera Maria D’Amore, que, segundo a vereadora, representa a resistência das professoras na luta por uma educação de qualidade. A vereadora disse que Vera é um símbolo de ousadia na caminhada pela dignidade do magistério, tendo participado da primeira greve de professoras no Estado.

A presidenta Maria Celeste (PT) saudou Magda dos Santos, mãe da ginasta Daiane dos Santos, que enviou mensagem desculpando-se por não poder comparecer à solenidade. “Não poderíamos homenagear Daiane sem homenagear também sua mãe”, disse a vereadora. Maria Celeste lembrou que o talento de Daiane para a ginástica olímpica foi descoberto em uma praça e hoje ela detém títulos internacionais em sua categoria. Também destacou a trajetória de Magda, mulher negra e servidora municipal há 18 anos e sua atuação educativa de crianças e adolescentes na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

A solenidade foi encerrada pelo Coral da Associação da Assistência à Criança Deficiente (AACD), regido pelo maestro Eduardo Alves, que cantou as canções Prenda Minha e Como é Grande do Meu Amor por Você.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)