Copa 2014

Obras de infraestrutura são debatidas em comissão especial

Urbano Schmitt (d) fez apresentação de cada intervenção aos vereadores  Foto: Cristiane Moreira
Urbano Schmitt (d) fez apresentação de cada intervenção aos vereadores Foto: Cristiane Moreira

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Capital, Urbano Schmitt, afirmou na manhã desta quinta-feira (23/4), em audiência da Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Porto Alegre, que com a aprovação pela Câmara Municipal, na sessão do dia 22 de maio, do projeto que autoriza a doação de áreas para a ampliação do aeroporto, em breve as obras na pista devem ser iniciadas. Urbano afirmou que, desde 2010, a prefeitura faz a sua parte, atribuindo o atraso, principalmente, a demandas judiciais que já foram solucionadas.

Segundo o secretário, o equipamento que permitirá o aumento de pousos e decolagens com determinado grau de neblina está em fase de testes, assim como também já foram iniciadas as obras na parte dos hangares. Na reunião, presidida pelo vereador João Derly (PCdoB), Urbano Schmitt fez uma apresentação detalhada de cada uma das obras em curso ou previstas para serem executadas na cidade em razão da Copa.

Ajustes

Indagado sobre os prazos de conclusões das obras e a situação dos financiamentos, o secretário adiantou que a maioria das intervenções estará finalizada antes da Copa. Lembrou, entretanto, que houve um ajuste de conceito legal entre a prefeitura e o governo federal quando o tratamento passou a ser o mesmo que o das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Houve a compreensão de que não são apenas obras da Copa, mas um legado que ficará para população de Porto Alegre”, ressaltou. Urbano disse que, com essa medida, foram promovidos ajustes positivos para a cidade no que se refere aos financiamentos. Ao todo, R$ 888,6 milhões serão investidos e devem ser pagos em 25 anos, com carência de seis meses.

Presente ao encontro, o secretário executivo da Copa 2014 do Estado, Maurício Santos, afirmou que o governo está contribuindo direta e indiretamente para a qualificação dos serviços em Porto Alegre, bem como em outros municípios. A melhoria das condições da segurança pública, mobilidade e turismo estão entre as ações em curso. Ricardo Gothe, secretário adjunto de Urbanismo da Capital, também disse que a pasta dá apoio no planejamento e acompanhamento das intervenções.

O próximo encontro da comissão especial deve acontecer em 15 dias. A pauta será a realização das Fan Fests, eventos programados para ocorrerem fora do Estádio Beira-Rio e no centro da Capital. O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, será convidado a falar sobre o tema.

Além de João Derly, participaram da reunião os vereadores Airto Ferronato (PSB), Cassio Trogildo (PTB), Mario Fraga (PDT), Reginaldo Pujol (DEM), Luiza Neves (PDT) e Séfora  Mota (PRB).

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)