Comissões

Cuthab acompanha execução de obras de mobilidade

Urbano apresentou trabalhos aos vereadores Foto: Leonardo Contursi
Urbano apresentou trabalhos aos vereadores Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab), presidida pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), reuniu-se na manhã desta terça-feira (30/6) para tratar das 14 obras de mobilidade urbana vinculadas à Copa do Mundo de 2014, em Porto Alegre. Na oportunidade, esteve presente o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt.

Segundo Comassetto, o conjunto de obras que incidem no tema da mobilidade urbana envolvem dúvidas e a Cuthab já aprovou um período de visitas aos locais das obras. "No entanto, buscamos, antecipadamente às visitas, ter uma conversa com os gestores e já discutimos as verbas com a Caixa Econômica Federal. O relatório da discussão está à disposição de todos", disse.

O vereador Cassio Trogildo (PTB) saudou o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Gestão e disse que é importante haver um trabalho produtivo, verificando os estágios em que estão as obras. Trogildo lembrou que o legado dos empreendimentos será imensamente maior do que os transtornos que estão ocorrendo neste momento por causa deles. "Espero que possamos ter um acompanhamento do cronograma da prefeitura municipal de porto alegre sobre as obras que ainda estão inacabadas", disse.

Urbano Schimit destacou que quatro obras já ficaram prontas para a Copa do Mundo de 2014 e outras três estão em fase de conclusão, como o corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves. Não há um prazo estipulado para que as outras sete fiquem prontas. Segundo o secretário, está havendo dificuldades para a arrecadação de recursos para as finalizações dos projetos. "No entanto, estamos empenhados para que ainda neste ano as obras que ainda faltam fiquem prontas", disse. Schmitt destacou que nem todas as obras de mobilidade urbana foram fundamentadas para a Copa do Mundo e que existem dificuldades para as conclusões por causa de diversas desapropriações que devem ser feitas para o andamento das obras.

"Precisamos entender que são obras desejadas pela população há mais de 40 ou 50 anos e as dificuldades em projetá-las em Porto Alegre são imensas. Lembro que a Capital foi a cidade que melhor usou as verbas para obras de mobilidade urbana durante a Copa do Mundo de 2014", destacou. Segundo o secretário, foram 888 milhões de reais em verbas em que a Copa do Mundo trouxe como oportunidade de realizar diversos empreendimentos para a cidade. "A  partir deste momento, fizemos os projetos para as licitações das obras e, em seguida, foram iniciadas as obras", disse.

Avenida Tronco - Neste caso, segundo o secretário, o objetivo é criar um corredor que ligue a área central, leste e sul de Porto Alegre. "Esta é uma obra diferenciada pois havia famílias no local, mas estamos conseguindo realocá-las e as áreas para a obra estão sendo desapropriadas", disse. 

Terceira Perimetral - Conforme o secretário, o Viaduto da Avenida Bento Gonçalves trouxe a redução de atropelamentos e melhorias na infraestrutura do transporte de ônibus. "O viaduto já está em operação mas estamos tendo dificuldades em terminar as duas alças de acesso. Mas temos plenas condições de finalizar esta obra ainda este ano", disse. No Viaduto da Avenida Cristóvão Colombo, Urbano Schmitt destacou a qualificação da mobilidade no local e disse que a execução da obra está quase pronta, no entanto, há um problema de desapropriação no local. 

Anita e Ceará - Segundo o secretário, no Viaduto da Anita Garibaldi haverá melhorias no fluxo de carros."Não contávamos com uma rocha no local e tivemos que mudar todo o projeto que já está fase de execução", ressaltou. Na Avenida Ceará, localizada na entrada de Porto Alegre, Urbano destacou que as obras somente podem ser realizadas no período da madrugada, por causa da proximidade com o aeroporto Salgado Filho. "Este fato acabou atrasando esta obra mas ela está em pleno andamento agora", disse.

Corredores - Os corredores de ônibus de Porto Alegre estão em fase de execução, como o BRT da Avenida João Pessoa. Segundo o secretário, o corredor da Avenida Protásio Alves está bem avançado e estão sendo executadas neste momento as partes mais complicadas, que são os cruzamentos. "No corredor da Avenida Bento Gonçalves, a primeira etapa do BRT já está praticamente pronta. Falta apenas uma parte da avenida. Conforme Schmitt, a Avenida Voluntários da Pátria está sendo duplicada, mas está havendo dificuldades na obra por causa de prédios históricos que ficam no local e também é preciso executar algumas desapropriações na área. "Na Avenida Severo Dullius, a obra trará uma grande alternativa de desengarrafamento da Terceira Perimetral e estamos executando a ampliação da pista", disse.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)