Plenário

Ônibus: mantido veto ao acesso de idosos pela porta traseira

Plenário da CMPA Foto: Elson Sempé Pedroso
Plenário da CMPA Foto: Elson Sempé Pedroso

Por 19 votos a 11, o plenário da Câmara Municipal manteve nesta quarta-feira (24/10), durante a sessão ordinária, o veto total do prefeito José Fogaça ao projeto de lei da vereadora Margarete Moraes (PT) que permite a idosos, portadores de deficiência, gestantes e obesos o ingresso, no transporte coletivo, pela porta traseira. Conforme a proposta, esse acesso seria liberado caso os lugares a eles reservados, na parte fronteira dos veículos, estiverem ocupados.

Na justificativa do veto, o prefeito alega que já existe uma resolução do Executivo estabelecendo que, quando o ônibus coletivo estiver lotado, o passageiro poderá entrar pela porta traseira, desde que esteja acompanhado de um fiscal da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Além disso, alega Fogaça, a partir da implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, em março de 2008, o passageiro poderá se dirigir a qualquer lugar do ônibus.

A autora do projeto, vereadora Margarete Moares (PT), se disse surpresa com o veto total apresentado pelo prefeito e alertou que o Executivo tem responsabilidade de lutar pelo interesse público. "Com ou sem bilhetagem eletrônica, projeto beneficiaria maioria da população de Porto Alegre. Não estamos propondo novas isenções.", disse Margarete.

 

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)