Pauta

Padre Giovanni Corso receberá título de Cidadão

O padre Giovanni Corso, pároco da Igreja Pompéia, receberá, nesta terça-feira (11/12), às 17 horas, o título de Cidadão de Porto Alegre, concedido pela Câmara Municipal da Capital. Proposta pelo vereador Carlos Todeschini (PT), a solenidade será realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255).

Nascido em Fonzaso, Itália, em 18 de outubro de 1937, padre Giovanni freqüentou o seminário dos religiosos scalabrinianos - missionários dos migrantes - e estudou Filosofia e Teologia na Cidade de Piacenza. Ordenado sacerdote em 17 de março de 1962, chegou ao Brasil em agosto, para atuar nas paróquias de Encantado (RS), Anita Garibaldi (SC), Campos Novos (SC), Passo Fundo (RS), Guaporé (RS) e Cascavel (PR).

Padre Giovanni coordenou a formação de seminários, acompanhou migrantes brasileiros no Paraguai e promoveu a fundação do Movimento Leigo Scalabriniano. Também lecionou Filosofia na Universidade de Passo Fundo (UPF) e no Instituto Berthier, na mesma cidade. Já como pároco da Igreja Pompéia, em Porto Alegre, assumiu a direção dos setores de Migrações do Centro Ítalo-Brasileiro-Americano de Apoio ao Imigrante (Cibai) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)