Participantes do Fórum cobram providências contra Arpa
O Fórum pelo Bem-Estar dos Animais realizou, nesta segunda-feira (27/11) à noite, sua última reunião de 2006. Os participantes da reunião cobraram providências quanto aos problemas que envolvem a Associação Riograndense de Proteção aos Animais (Arpa), cuja situação precária, segundo os denunciantes, compromete o bem-estar dos animais abrigados por aquela entidade. De acordo com o representante do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Alexandre Santos, o órgão municipal tem recolhido nas ruas, em média, dois cavalos mortos por dia.
Representando a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), José Roque Konrath informou que foram promovidas 19 blitze durante o ano, com o recolhimento de 108 cavalos soltos em via pública e treze outros por maus-tratos. Segundo Konrath, a EPTC encaminhará relatório ao Ministério Público. Lembrando que está há dois anos na coordenação do Fórum, o vereador Claudio Sebenelo (PSDB) se colocou à disposição de todos os participantes para que se continue lutando em defesa do bem-estar animal.
Promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, o Fórum é integrado por representantes do Poder Público e de organizações não-governamentais que atuam na defesa do bem-estar dos animais em Porto Alegre, sendo aberto a todas as pessoas interessadas pelo tema. Entre os principais debates promovidos pelo Fórum pelo Bem-Estar dos Animais em 2006 estão a proposta de eliminação gradativa da circulação de carroças em Porto Alegre, a necessidade de acabar com o sacrifício de animais de rua recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura e o aumento de recursos orçamentários do Município para a promoção de políticas em defesa do bem-estar animal na cidade.
O Fórum também articulou, em 2006, juntamente com as entidades e voluntários defensores dos animais, um mutirão de esterilização de cães e gatos e propôs ao Executivo a criação de um núcleo de defesa do bem-estar animal ligado à Secretaria de Meio Ambiente do Município (Smam). A proposta de criação do núcleo foi acatada pelo prefeito José Fogaça e está sendo discutida pelo Executivo.
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Leia mais sobre o Fórum em:
Defensores dos animais e carroceiros não chegam a acordo
Fórum quer ampliar esterilizações de animais
Fórum propõe mutirão para esterilizar animais abandonados
Fórum discute recursos para defesa do bem-estar animal
Prefeito aceita criar núcleo de defesa do bem-estar animal na Smam
Fórum defende programa de esterilização de animais de rua
Defensores dos animais criticam Centro de Controle de Zoonoses