Peça com entrada franca conta história de Luciana de Abreu
A atração desta segunda-feira (12/3) da Quinzena da Mulher promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre será a peça teatral Luciana de Abreu, a partir das 19 horas no Teatro Glênio Peres da Casa, com entrada franca. A encenação é uma livre adaptação da obra Luciana de Abreu e o Partenon Literário, de Benedito Saldanha, pela Luis Moojen Produções.
O espetáculo retrata a biografia da escritora e educadora Luciana de Abreu (1847-1880) e a capital gaúcha de sua época, tendo como cenário o Partenon Literário, associação que reuniu outros ilustres escritores da época. A peça, com Carmem Henke no papel principal, retrata a importância de Luciana para a emancipação feminina e a educação da mulher. Ela é considerada uma das pioneiras na luta pelos direitos da mulher no Brasil. Luiz Moojen interpreta Caldre Fião, e Daniel Brasil faz o papel de Apolinário Porto Alegre. Róbson Serafini é o violonista.
Aberta no dia 5 de março, a programação da Quinzena da Mulher na Câmara prossegue até 16 de março. Entre as próximas atrações, estão também sessão solene em homenagem à passagem do Dia Internacional da Mulher, exposição sobre Julieta Battistioli (primeira vereadora da Capital), seminário internacional O Poder das Mulheres, sarau poético-musical, palestra sobre a mulher na fotografia, visita ao Serviço de Acolhimento à Mulher e entrega do Prêmio Mulheres em Ação.
A programação (de 12 a 16/3)
12/3 - Segunda-feira
- 19 horas - Apresentação da peça Luciana de Abreu, adaptação da obra de Benedito Saldanha, por Luis Moojen Produções
Local - Teatro Glênio Peres
13/3 Terça-feira
- 15 horas Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Local Plenário Otávio Rocha
14/3 - Quarta-feira
- 10 horas - Abertura da exposição Centenário de Julieta Battistioli (1907-2007)
Local Salão Adel Carvalho (visitação até 15 de abril)
- 14 horas - Seminário O Poder das Mulheres - Estratégias e Desafios, com a palestrante Roselyn OConnell, presidente da National Women"s Political Caucus (NWPC), dos EUA
Local - Plenário Ana Terra
- 19 horas - Sarau poético-musical com poetisas em homenagem às mulheres e ao Dia Nacional da Poesia
Local: Teatro Glênio Peres
15/3 - Quinta-feira
- 15 horas Imagens da Mulher na Fotografia Porto-Alegrense - de Calegari a Sioma (séculos XIX e XX), palestra e sessão de eslaides com o coordenador do Memorial da CMPA, Jorge Barcellos
Local Teatro Glênio Peres
16/3 - Sexta-feira
- 11 horas - Visita ao Serviço de Acolhimento à Mulher
- 17 horas - Ato solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Prêmio Mulheres em Ação a Dione Peña Zanata (Educação), Neusa Lyrio Heinzelmann (Saúde), Eva Atanaides Rodrigues (Direitos Humanos), Iara de Fátima Bueno da Rosa (Comunidade) e Leila Regina Lopes (Política).
Local Plenário Otávio Rocha
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)