Sessão Solene

Pedro Fonseca recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Pedro Cezar Dutra Fonseca proposta pelo Vereador Mauro Zacher
Professor Pedro Fonseca e vereador Mauro Zacher (PDT) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O economista Pedro Cezar Dutra Fonseca recebeu na tarde desta terça-feira (30/11), em sessão solene, o título de Cidadão de Porto Alegre. A iniciativa, aprovada por unanimidade no plenário, foi do vereador Mauro Zacher (PDT).

O proponente da homenagem resumiu a trajetória acadêmica do economista, citou algumas das experiências do “professor Fonseca” e ressaltou a importância dele como profissional e pesquisador na área econômica. “Ele sempre teve coerência de pensamento ao longo da vida e foi muito firme ideologicamente. Um intelectual completo. Fonseca é um economista político no sentido clássico da expressão. Dar o título de Cidadão de Porto Alegre nada mais é do que um justo reconhecimento da cidade, do valor do seu trabalho, da dedicação e da participação no desenvolvimento econômico na capital de todos os gaúchos”, destacou. 

“Porto Alegre me acolheu quando escolhi a cidade, aos 15 anos, para cursar o Ensino Médio. Moro nessa cidade há mais de cinco décadas. Aqui estudei, me casei, nasceram meus filhos e minha neta. Aqui fiz minha vida profissional. O caráter cosmopolita da cidade não é só por ter uma grande orquestra sinfônica, mas por saber receber os de fora. Nunca me senti fora do lugar desde que cheguei aqui. A cidade tem aquela virtude de ‘aquerenciar’ e incorpora, com intensidade e naturalidade, a condição de ser a capital de todos os gaúchos”, disse Fonseca. O homenageado também comentou que não se vê a rivalidade capital-interior e que se vê muito da vida rural em alguns bairros da cidade. Comentou ainda sobre o cenário político-econômico da cidade e do país, agradeceu aos alunos e à UFRGS, além da família, que estava presente no plenário.

Trajetória

Natural de São Borja, é bacharel e mestre em Economia pela UFRGS e doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1987, e professor titular do Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFRGS. Atua como profissional e pesquisador na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira. Recebeu o título de São-Borjense Ilustre, da Câmara Municipal de São Borja, possui cinco livros publicados, além de 346 participações em congressos e simpósios nacionais e internacionais como conferencista ou expositor.

Compuseram a mesa da cerimônia a diretora da faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Maria de Lurdes Furno da Silva; o presidente do Instituto do Cérebro da PUCRS, Jaderson da Costa; o presidente da Associação de Docentes da UFRGS, Lúcio Olímpio de Carvalho; e o presidente do Corecon, Mário de Lima.

Texto

Grazielle Araújo (reg.prof.12855)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)