COMISSÕES

Permanece impasse entre moradores do Terra Nossa e Jardim dos Coqueiros

Lideranças de duas comunidades lotaram o local da reunião Foto: Leonardo Contursi
Lideranças de duas comunidades lotaram o local da reunião Foto: Leonardo Contursi

A reunião realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, intermediada pela Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), na tarde desta terça-feira (14/2), entre moradores das duas comunidades, representantes do Executivo e vereadores, não chegou a um entendimento sobre a situação das famílias que ocuparam a área do Demhab destinada a construção de 250 moradias. Os moradores do Jardim dos Coqueiros, que moram em situação de risco, conquistaram, através de luta que durou sete anos, via Orçamento Participativo (OP), o direito a uma área na Avenida Manoel Elias. O terreno foi recentemente invadido, impossibilitando o inicio das obras no local.
Segundo o representante do Demhab, Edu Colvara, o departamento vai cumprir com o processo de reintegração de posse que ocorre judicialmente. “O projeto já está em andamento e vamos dar segmento à construção das casas que serão viabilizadas através de programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida”, ressaltou Colvara. Já o secretário adjunto da Govenança Local, Marco Botelho, disse que o Executivo não incentiva invasões de terras. “Mas  no momento não temos nenhuma proposta para estas famílias que invadiram este terreno”. Na oportunidade diversas lideranças se manifestaram sobre o tema.
No final do encontro ficou acordado que o presidente da Cuthab, vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) vai contatar com o prefeito José Fortunati para tentar uma solução para o impasse que se estabeleceu entre as duas comunidades. “Vamos marcar um encontro e ele terá que nos apontar uma solução”, disse Paulinho.
A reunião foi solicitada pela vereadora Maria Celeste (PT). Ela lamentou a falta de uma solução pelo Executivo. “Saio daqui triste, pois achei que avançaríamos hoje”, enfatizou Celeste. A vereadora pediu ao prefeito igualdade de tratamento para todas as comunidades carentes da cidade.  “Os moradores do Jardim do Bosque recentemente conquistaram o direito de permanecer num terreno até que seja encontrada uma área para eles, pois quero o mesmo para os do Terra Nossa”.
Também participaram da reunião os vereadores Nilo Santos e Alceu Brasinha, ambos do PTB, e Engenheiro Comasseto (PT).

Regina Andrade (reg.prof. 8423)