Plano regulador e revitalização do Centro em foco no PDDUA
A reunião desta quinta-feira (19/3) da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) tratou de alguns temas em discussão nas Comissões Temáticas Plano Regulador, Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto e Proteção e Prevenção do Patrimônio Cultural e Natural da Cidade.
Para falar sobre estes assuntos, compareceram à reunião os técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento (SPM) Breno Silva Ribeiro, José Luiz Fernando Cogo, Glenio Vianna Bohrer e Roberto Luiz Cé. Estiveram presentes também Rosane Zottis, do gabinete do prefeito, e Newton Paulo Baggio, da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).
Foram feitas duas projeções durante a reunião. A primeira foi sobre Plano Regulador, com apresentação de Roberto Luiz Cé, que tratou, entre outros assuntos, dos dispositivos de controle das edificações. Em seguida, Glenio Vianna Bohrer apresentou em detalhes os projetos que fazem parte do programa Viva o Centro.
Revitalização
Segundo Bohrer, o Viva o Centro pretende contribuir com a revitalização do Centro através de várias ações conjugadas, trabalhando em seis eixos de atuação. O primeiro deles, Espaços Abertos, cuida da liberação do espaço de uso público - é o caso da recente construção do Centro Popular de Compras (CPC), o camelódromo, que, segundo avaliação do técnico, eliminou a contaminação da área central da Capital, que estaria sofrendo com a presença maciça do comércio informal.
Neste eixo, estão outras obras já realizadas, como a que transformou o píer da Usina do Gasômetro em atracadouro para barcos de passeio, e obras ainda em projeto, como as parcerias que estão sendo feitas para melhoria da área em torno do Chalé da Praça XV e Largo Glenio Peres e o projeto de revitalização da Praça da Matriz, ainda em licitação e com previsão de início das obras para os próximos dias.
No eixo Mobilidade e Acessibilidade, Bohrer citou as modificações pretendidas na Praça da Alfândega e Rua dos Andradas, que será aberta para a circulação de automóveis no trecho entre as ruas General Câmara e Caldas Júnior. Já o eixo Roteiro Cultural abrange projetos como os que criam o Caminho do Livro, a Cinemateca Capitólio, o Centro Cultural da Caixa, que vai funcionar no antigo cinema Imperial, além do Teatro da Ospa, que, segundo o técnico, teve aprovado ontem (18/3) o seu Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) pelo Conselho do Plano Diretor. Bohrer falou ainda sobre os projetos e ações nos eixos Planejamento e Comunicação, Patrimônio Histórico Edificado e Infraestrutura.
Arrumar
O vereador Beto Moesch (PP) elogiou a apresentação dos técnicos e ressaltou a necessidade de se discutir não uma nova cidade, mas as formas de arrumarmos a cidade que temos, que é uma das mais bonitas do mundo. Valter Nagelstein (PMDB) perguntou sobre o andamento do projeto de revitalização do Cais Mauá. Segundo o líder do governo, há 24 anos se discute o assunto. Quero saber quando teremos o Cais, como está o andamento da licitação para o projeto.
Maria Celeste (PT) quis saber se o projeto do Cais se encaixa no regramento do PDDUA. Breno Silva Ribeiro, da SPM, respondeu que sim, o projeto está absolutamente compatibilizado com as diretrizes da orla. Quanto à licitação, Ribeiro explicou que a aprovação do projeto do Cais é tarefa da Prefeitura, mas a licitação e execução estão a cargo do governo do Estado.
A próxima reunião da Comissão do PDDUA, na quinta-feira dia 26/3, será com a presença do arquiteto Edmar Tutikian, que vai explicar mais detalhadamente as propostas do Executivo para revitalizar a região do Cais do Porto.
A Comissão do PDDUA é presidida pelo vereador João Antonio Dib (PP). As reuniões são abertas ao público, sempre às quintas-feiras a partir das 9h30min, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255).
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ouça:
Comissão do Plano Diretor ouve técnicos da Prefeitura
Fórum defende integração com relatorias do Plano Diretor