Plenária do Estudante incentiva educação política
Saúde, esportes, direitos humanos, meio ambiente e lazer são os temas que integram projetos de lei elaborados por alunos de 8ª série da Escola Municipal Gilberto Jorge Gonçalves da Silva, do bairro Ipanema. Os alunos, acompanhados pelos professores Ana Elizabeth Reis e Valdy Godói Junior, participaram nesta segunda-feira (18/8) da Sessão Plenária do Estudante, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Promovida pelo Memorial da Casa, e realizada no Plenário Ana Terra, a Plenária do Estudante tem como objetivo desenvolver a cidadania e a educação política em jovens das redes municipal, estadual e particular de ensino de Porto Alegre. Durante a atividade os alunos visitam as dependências do legislativo porto-alegrense, acompanham as atividades dos vereadores no Plenário Otavio Rocha, e depois simulam uma sessão ordinária quando, como vereadores, elaboram projetos de lei, os defendem na tribuna e votam.
Projetos
Um posto de saúde no bairro Morro Alto foi o projeto apresentado por Michele da Silva, 14 anos, Palloma Guimarães, 15, Wellington da Silva, 16, e Greyce Ferraz, 14. Fiuma de Paulo, 15, Andressa da Cunha, 16, Paulo Guteres, 17, Bruno de Oliveira, 16 e Wagner Nunes, 16, defenderam a construção de quadras poliesportivas em bairros que estejam carentes desses equipamentos. Já Deborah Camargo, 14, Lana Ferraz, 14, Paola Jassoni, 14, e Deivid Silva, de 15 anos, pediram a realização de campanhas contra o preconceito com negros, gays e lésbicas.
Para o grupo formado por Leonardo de Lima, 14 anos, Giovani Rocha, 15, Alisson Rodembrich, 16, e Elias Fontoura, 14, a preocupação foi expressa em projeto pedindo a diminuição da poluição em bairros de Porto Alegre. Entre as ações propostas estão a proibição da queima de óleo e incentivo à reciclagem de materiais. Escolas de esportes femininas foi a proposta apresentada por Franciele Valim, 14,Luana da Silva, 14, Letícia da Rocha, 14, Kelly da Rocha, 15, e Lucas dos Reis Maia, de 14 anos.
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)