Plenário

Câmara registra o Dia de Combate ao Câncer de Boca

Coordenador do CECO Gilson Correia Beltrão  Foto: Leonardo Contursi
Coordenador do CECO Gilson Correia Beltrão Foto: Leonardo Contursi

O coordenador do Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (Ceco), Gilson Correia Beltrão, ocupou o espaço destinado à Tribuna Popular, na sessão desta quinta-feira (31/5), da Câmara Municipal de Porto Alegre, para registrar o Dia de Combate ao Câncer de Boca. De acordo com Beltrão, sua manifestação teve por objetivo instigar os vereadores para que observem um pouco mais as dificuldades de quem enfrenta um câncer bucal.

“Temos muitos problemas nesta área e não conseguimos enxergar avanços nas questões resolutivas ao câncer de boca”, disse o orador, enfatizando que gostaria que o Poder Público se preocupasse um pouco mais. “Os pacientes caminham de posto em posto com seus problemas e não encontram guarida.”

Beltrão disse ainda que, embora o Estado do Rio Grande do Sul tenha um dos maiores centros no tratamento de câncer, o tratamento da doença na região bucal ainda é insignificante. Segundo ele o Estado apresenta índices significativos de fatores de risco. Citou como exemplo a raça branca, onde o câncer é mais insidioso, o alto índice de fumantes e o alcoolismo. “Todos estes fatores aumentam a chance de câncer”, disse Beltrão, alertando para o fato de que somente para este ano a previsão é de mais 15 mil casos no Estado.

O coordenador falou também que a entidade não consegue ter uma linha de ação com o Poder Público. “Estamos aqui no sentido de minimizar esta situação e voltaremos quantas vezes forem necessárias”, falou Beltrão, dizendo saber que a área da saúde enfrenta dificuldade. “Mas bem que poderiam criar uma parceria ou terceirizar alternativas para a solução do problema.”

Regina Andrade (reg. prof. 8423)