Plenário

Comissão Representativa / Comunicações

Nos discursos de Comunicações da reunião ordinária da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre desta quarta-feira (28/12) os vereadores trataram dos seguintes assuntos:

FASE - Toni Proença (PPL) comemorou o sucesso da campanha "Doe um livro, mude uma história", que arrecadou livros para serem distribuídos a internos da Fase. "Foram mais de 2 mil livros e gibis infanto-juvenis entregues ontem na instituição." Toni, porém, disse que a sociedade precisa se debruçar sobre outro problema envolvendo a Fase. "Não há porta de saída. Quando saem de lá, os jovens não têm um programa que os acompanhe para retomar a convivência social." (MAM)
 
MENSAGEM– Sofia Cavedon (PT) utilizou a tribuna para informar que no tapume que está localizado na  porta da Câmara foi grafitada uma mensagem de fim de ano para todos os funcionários. Sofia também relatou que durante o anos foram votados 212 projetos,  por iniciativa dos vereadores. Além das votações, afirmou a Câmara  realizou uma radiografia da Cidade  com as reuniões de comissões permanentes, audiências públicas, os programas Câmara na Comunidade, Câmara no ônibus. Desta forma se conhece a realidade e as demandas das comunidades. Sofia convidou a todos para hoje às 12 horas participarem    na Esquina Democrática do espaço da Ouvidoria  da Câmara que receberá as demandas da Cidade. (RT)

FICHA - Aldacir Oliboni (PT) disse que o ano de 2012 será aquele em que a população, mais uma vez, "colocará esperança como prioridade". Lembrou que, no ano que vem, se renovam as câmaras municipais e são eleitos os prefeitos. "Os cidadãos acabam se decepcionando com candidatos. Será o ano de prestar contas sobre o que vereadores e prefeitos fizeram em seus mandatos. Momento de colher o que foi plantado", disse Oliboni, observando que muitos vereadores não têm projeto de lei, assim como alguns prefeitos não sabem sequer o que é um Plano Diretor. "Porto Alegre foi pioneira, em 2011, ao aprovar Lei da Ficha Limpa." (CS)

RECESSO – João Antonio Dib (PP) disse que não há férias para os vereadores, mas recesso parlamentar. O vereador lembrou que, nas sessões representativas do recesso de verão, que vai de 22 de dezembro a 1º de fevereiro, o vereador só não pode discutir e votar leis, mas toma outras medidas, como aprovar viagens do prefeito e convocações de secretários. Conforme Dib, as sessões representativas, ao contrário do que afirmou o vereador DJ Cassiá (PTB), “não custam um centavo a mais para a Câmara porque os servidores estão na Casa mesmo”. Para Dib, as sessões representativas são muito importantes.  (CB)

MELHORIAS - Mario Fraga (PDT) agradeceu ao secretário Cássio Trogildo, que, segundo ele, ontem, prontamente atendeu à reivindicação da Escola de Samba Acadêmicos da Orgia, da Avenida Ipiranga, “que estava um pouco às escuras”, e trocou as lâmpadas no local. O vereador também comemorou a colocação de asfalto na Estrada do Lami. Segundo Mario Fraga, essa era uma reivindicação antiga da comunidade do Extremo Sul da cidade. Fraga ainda disse que haverá licitação em fevereiro para as lotações da Restinga e de Belém Novo e que o sistema de catamarãs poderá ter uma linha para Belém.  (CB)

CULTURA - Na opinião do vereador DJ Cassiá (PTB) o governo municipal, na figura do prefeito José Fortunati, foi o que mais investiu na área da educação infantil nos últimos tempos. “Governo que não investe na educação não tem interesse no desenvolvimento do seu povo”, disse DJ Cássia considerando que a população sem acesso á cultura “fica alienada”. Fez um pedido aos governos municipal, estadual e federal, onde conforme o vereador, está a maior arrecadação, que invistam mais em cultura popular. “Estes jovens ficam expostos e a mercê do crime, por isso peço atenção para eles”, disse o parlamentar alertando para o fato de que se tiverem oportunidades provavelmente não farão parte de estatísticas da criminalidade. (RA)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Regina Andrade (reg. prof. 8423)