Comunicações
Durante o período destinado às Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (9/2), os vereadores manifestaram-se sobre os seguintes assuntos:
CENTRO - Adeli Sell (PT) voltou a falar da região central da cidade. "Quero chamar atenção dos membros da base do governo para a triste situação das calçadas no Centro", disse. Adeli apelou ao líder do governo municipal, vereador Valter Nagelstein (PMDB), para que acione a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) com objetivo de fazer um "mutirão no Centro". Para Adeli, o Mercado Público é uma questão primordial. O vereador elogiou ainda o atendimento na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e do secretário Professor Garcia. (TG)
CECE - DJ Cassiá (PTB) informou que a secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, será recebida nesta terça-feira (10/2) pelos vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro será às 9h30min, na sala 302 do Legislativo da Capital, e terá por objetivo a apresentação da equipe da secretaria que acompanhará os trabalhos da Comissão em 2009. (TG)
CRÍTICA - Carlos Todeschini (PT) criticou fala do vereador Valter Nagelstein (PMDB), a qual considerou "uma insinuação maldosa e injusta". Para Todeschini, o Partido dos Trabalhadores teve papel importante na democratização do país. "O PT enfrentou a ditadura como ninguém", disse. Ele lembrou ainda que mais de 600 pessoas ficaram feridas em 2008 "pelas péssimas condições das calçadas da cidade". Conforme o vereador, os dados foram divulgados na imprensa da Capital. (TG)
CLÍNICAS - Dr. Raul (PMDB) saudou o novo vereador suplente Paulo Marques (PMDB) desejando um bom trabalho enquanto estiver na Câmara Municipal. Ao pedir atenção especial dos vereadores para os problemas da saúde, Dr. Raul anunciou que levará à Comissão de Saúde da Casa a questão do Hospital de Clínicas e seus problemas com o Sistema Único de Saúde. "Precisamos debater urgentemente os assuntos que concernem uma das maiores instituições de saúde do Estado", frisou. (ES)
PLANEJAMENTO - Dr. Thiago (PDT) repeliu o sectarismo da oposição em assuntos que dizem respeito ao desenolvimento da cidade. Para ele, na época em que trabalhava na Secretaria de Saúde, muitos vereadores foram contra o programa que previa o planejamento familiar. "Insinuaram que a prefeitura estava obrigando adolescentes a utilizarem métodos contraceptivos e colocando em risco sua saúde", criticou. Para ele, o pano de fundo do programa sempre foi a política de prevenção através da educação e não o puro assistencialismo. (ES)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)
Ester Scotti (reg. prof. 13387)